A cultura popular de Sete Lagoas amanheceu de luto nesta sexta-feira (25) com a morte de Márcio Vaz Fernandes, conhecido carinhosamente como Marcinho, aos 59 anos. Ele foi o fundador e presidente da tradicional Quadrilha Pueirinha, um dos maiores símbolos do movimento junino da cidade e de Minas Gerais.
Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Marcinho era admirado por sua dedicação à cultura popular, especialmente às festas juninas. Por 36 anos, esteve à frente da Quadrilha Pueirinha, exercendo os papéis de marcador, mestre e liderança afetiva junto aos integrantes.
Fundada por ele em 13 de junho de 1989, no bairro do Carmo, a Pueirinha começou como uma brincadeira entre amigos. Com o tempo, ganhou projeção estadual, sendo consagrada em 2010 como uma das três melhores quadrilhas juninas de Minas, com destaque em eventos como o Arraial de Belo Horizonte.
Em nota, a família e o grupo expressaram pesar:
“Hoje a Família Pueirinha chora. Perdemos nosso fundador, presidente, marcador, mestre… nossa referência. Choramos, nosso Marcinho cumpriu sua missão e agora está junto da mãezinha que tanto amava. Contamos com a oração e prece de cada um, para ele, para a família e para nós.”
O horário e local do velório ainda não foram informados. A comunidade junina e artística de Sete Lagoas presta suas homenagens a um homem que transformou amor, poeira e sonho em arte e tradição.
Foto: Reprodução / Redes sociais