A vacinação contra a gripe, iniciada há uma semana, tem sido reforçada por médicos e autoridades de saúde devido ao aumento de casos graves e óbitos pela doença. Em 2024, 156 mortes ocorreram em Minas Gerais devido à Influenza, três vezes mais que o registrado no ano anterior. Já em 2025, são 10 mortes e 248 internações no estado.
A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B, e pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. A campanha é voltada principalmente para crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais de transporte e forças de segurança, além de pessoas com doenças crônicas. A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal em Minas, protegendo cerca de 9,4 milhões de pessoas.
A vacinação é acompanhada por orientações sobre o uso de máscara e higienização das mãos. A SES-MG também destaca a sazonalidade das doenças respiratórias no outono e inverno, com o aumento de infecções em crianças devido a ambientes fechados e maior circulação de vírus. Médicos alertam para sinais como febre persistente, dificuldade respiratória e recusa alimentar.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fonte: Hoje em Dia