Mostra Gorutuba de Cinema divulga a programação completa

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Saga. 

Segunda edição do evento acontece de 03 a 05 de abril, em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, com entrada gratuita, exibições de filmes, apresentações musicais, espetáculos teatrais, rodas de conversa e barraquinhas

Janaúba, cidade situada no Norte de Minas Gerais, se prepara para sediar a 2ª edição da Mostra Gorutuba de Cinema. O evento, que acontece de 03 a 05 de abril, vai transformar o município em um grande palco de cultura e entretenimento, oferecendo exibições gratuitas de filmes ao ar livre, além de um rico repertório de apresentações musicais, espetáculos teatrais, rodas de conversa e barraquinhas na Praça Viva Vida. Este ano, a mostra conta com a colaboração especial do Festival Cine Cipó, reconhecido por explorar temáticas socioambientais, etnográficas, e discutir questões vitalmente importantes como gênero e direitos humanos, enquanto homenageia Waldir Palhinha, patrono do projeto.

Patrícia Antunes, cineasta e coordenadora da iniciativa, reforça a relevância do evento. “A Mostra Gorutuba de Cinema é mais do que um festival; é um movimento de resistência, afeto e transformação.  Janaúba, uma cidade do semiárido mineiro, não tem uma sala de cinema há mais de 40 anos, e gerações inteiras cresceram sem a experiência de assistir a um filme na telona. Diante dessa realidade, a Mostra se torna um espaço de reencontro, formação de plateia e valorização do cinema brasileiro, devolvendo à cidade o direito de ver e se ver na tela grande”, disse.

Nesta 2ª edição, o Rio Gorutuba é o grande fio condutor, pois ele simboliza o fluxo da memória, das histórias e das transformações. O festival também recebe com honra o Festival Cine Cipó, fortalecendo a troca entre diferentes territórios e olhares cinematográficos. Além disso, a Mostra caminha junto com o Sementes de Cinema, um projeto que atua na formação audiovisual e, por meio de oficinas ensina as pessoas a fazer cinema, proporcionando ferramentas para que novos realizadores contem suas próprias histórias.

Confira a programação completa:

Quinta-feira – 03 de Abril

17:00 – Cortejo pelas ruas da cidade

Concentração na Praça do Cristo, caminhada pelas ruas da cidade até a Praça Viva Vida com participação de artistas locais e do Circo Teatro Itinerante da Argentina “Cia El Individuo”

18:30 – Abertura oficial da 2ª Mostra Gorutuba de Cinema

Local: Praça Viva Vida

19:00 – Exibição de Filmes

Sessão 1

Nascentes: Histórias que Fluem

• Casamento Gorutubano: um resgate histórico

[estréia do filme de Janaúba produzido com recursos da LPG municipal]

20’ DOC. Janaúba/MG – Direção: Grupo Sorriso, Felipe Mateos e Vampierre [Livre]

Acessibilidade LSE – Legendas para Surdos e Ensurdecidos

Sinopse: Esse curta-metragem é baseado nas memórias ancestrais do povo Gorutubano. Um povo originário do Norte de Minas Gerais de origem cafuzo ou caboré, que é mescla de índios Tapúias com negros fugidos das senzalas no Sul de Bahia e que se estabeleceram no Vale do Rio Gorutuba, tornando-se assim conhecidos como os Gorutubanos.

• A Saga

28’ FIC. MG – Direção: Dayse Amaral Dias [Livre]

Acessibilidade LSE – Legendas para Surdos e Ensurdecidos

Sinopse: Após uma enchente devastar a pequena cidade de Estrela do Sul, a jovem Maria Flor embarca em uma jornada mágica e desafiadora para salvar sua mãe doente. Com coragem e amor, Maria Flor descobre que a verdadeira luz não vem apenas dos vagalumes, mas da força que existe dentro de si. Uma saga encantadora sobre amor, sacrifício e os laços que nos mantêm firmes diante das adversidades.

• Trincheira

14’ FIC. AL – Direção: Paulo Silver [Livre]

Sinopse: Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

• OMI

4’ ANIM. RJ – Direção: Felipe Santana  [Livre]

Sinopse: “Deixe que a água te apresente o sentido da vida” Um filme experimental que traz a água como elemento principal buscando a ancestralidade jejê-nagô, OMI ensina a adentrar em águas profundas de nossa psique e deixar fluir todas as vibrações que perpassam. É um convite para mergulhar nos mistérios e na cosmovisão que esse elemento traz consigo.

• Apnéia

15’ ANIM. PR – Direção: Carol Sakura e Walkir Fernandes [Livre]

Sinopse: Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.

• Vento Forte

59’ DOC. MG/DF – Direção: Patrícia Antunes [Livre]

Sinopse: Vento Forte revela as violações sofridas por comunidades pesqueiras tradicionais no Brasil, ameaçadas por grandes empreendimentos, turismo predatório e exploração ambiental. O documentário mergulha na luta por direitos humanos e ambientais e de forma poética convida o espectador a refletir sobre a urgência de preservar os modos de vida tradicionais.

21:30 – Show Banda Sem Akazzo

O melhor do Samba

—————————————————————————————————-

Sexta-feira – 04 de Abril

17:30 – Apresentação teatral para público infantil – Espetáculo “Grandes Roubadas” com o Circo Teatro Itinerante da Argentina “Cia El Individuo”

18:30 – Exibição de Filmes Infantis

Sessão 2

Remansos da Infância

• Os Aventureiros do Tempo Perdido

9’ ANIM. RJ – Direção: Luah Garcia [Livre] Acessibilidade LIBRAS

Sinopse: Australis, Naturélie e Terroso vieram de uma galáxia distante, mas beeeem distante para ajudar na reconstrução da natureza na Terra, porém no meio do caminho conhecem uma brotinho rebelde, chamada Judith.

• Dono de Casa

8’ FIC. MG – Direção: Anderson Lima [Livre] Acessibilidade LIBRAS e LSE – Legendas para Surdos e Ensurdecidos

Sinopse: Um menino pede para brincar com as meninas. No início ele é dono de um escritório, mas sem carros para quebrar, ele precisa encontrar outro papel na brincadeira.

• Dourado

8’ FIC. MG – Direção: Bernardo Ferreira Teixeira [Livre]

Sinopse: Arthur é um garoto de seis anos inteligente, criativo e explorador. Ele vive uma grande aventura ao se perder da mãe em um passeio no mercado central.

• Vivi Lobo e o Quarto Mágico

13’ ANIM. PR – Direção: Isabelle Santos e Edu MZ Camargo [Livre]

Sinopse: Vivi Lobo é zombada pelos colegas da escola por conta do seu nome. Mas quando ela descobre uma porta mágica em seu quarto, começa dentro dela um processo de transformação que a fará ver o vê-lo de uma forma diferente.

• Véu de Amani

14’ FIC. DF – Direção: Renata Diniz  [Livre]

Sinopse: Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

19:30 – Exibição de Filmes

Sessão 3

Águas Revoltas: Cinema e Resistência

• Claudete e o Bolo

5’ ANIM. SP – Direção: Fádhia Salomão [Livre]

Acessibilidade Surdos e Ensurdecidos

Sinopse: Claudete não se cansa de fazer bolos. Ou será que ela se cansa?

• Seremos Ouvidas

13’ DOC. PR – Direção: Larissa Nepomuceno  [Livre]

Acessibilidade LIBRAS

Sinopse: Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidade diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

• Aula de Hoje

16’ DOC. AL – Direção: Dário Júnior  [Livre]

Sinopse: Ângela, uma professora de geografia moradora do vale do Reginaldo – grota situada na cidade de Maceió – usa o cinema como principal recurso didático. 30 anos após sua estreia, o curta-metragem Ilha das flores ainda se mostra atual.

• Cavalo Marinho

24’ DOC. ES/DF – Direção: Gustavo Serrate  [Livre]

Sinopse: Um grupo de garotos que vive na periferia do litoral capixaba educando montarias para trabalho, transporte e diversão resolve organizar uma corrida de cavalos para competir e decidir quem é o melhor jóquei da turma.

• Algoritmo

20’ FIC. DF – Direção: Thiago Forest  [12 anos]

Sinopse: O governo totalitário de um futuro distópico controla o fluxo de informações e as pessoas começam a sumir misteriosamente. Nicole, uma jovem de 18 anos e estudante de veterinária, passa a ter sua vida investigada pelo algoritmo desse regime.

• Ditadura Roxa

23’ FIC. MG – Direção: Matheus Moura [12 anos]

Sinopse: Yeda, mulher verde, vende pães e biscoitos caseiros para sustentar a casa onde vive com seu marido doente. Por meio do contexto das pessoas verdes, conhecemos a realidade de quem vive à margem de uma sociedade roxa, que naturalmente segrega as pessoas de rosto verde. Uma oportunidade faz com que Yeda repense sua identidade e seus valores.

• Chão de Fábrica

24’ FIC. SP – Direção: Nina Kopko  [12 anos]

Sinopse: 1979. As máquinas desligam para o horário do almoço dentro de uma metalúrgica do ABC Paulista. Quatro operárias comem dentro do banheiro feminino. Entre risos e conflitos, cada uma guarda o seu segredo.

21:30 – Show Rica Sodré e banda

O melhor do Axé e do Reggae

———————————————————————————————————

Sábado – 05 de Abril

17:00 – Roda de conversa: Rio Gorutuba o que sabemos sobre ele?

Uma conversa sobre a importância histórica, cultural e ambiental do Rio Gorutuba, refletindo sobre os desafios atuais e as iniciativas de preservação, além de explorar como o cinema pode ser uma ferramenta poderosa para documentar, sensibilizar e transformar a relação da comunidade com suas tradições.

19:00 – Exibição de Filmes

Sessão 4

Espelho d’Água: Reflexos de Identidade

Curta-metragens

• Guri

13’ FIC. ES – Direção: Adriano Monteiro [Livre]

Acessibilidade LIBRAS

Sinopse: Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de bolinha de gude do seu bairro.

• O Preto de Azul

8’ ANIM. RJ – Direção: Álvaro Tallarico e Leandro Ferra [Livre]

Sinopse: “O Preto de Azul” traz a história de um menino que viaja em busca de seu sonho artístico. A obra traz diversas metáforas e mitologias africanas, juntamente com doses de fé e aventura. O jovem percorre um mar que é como um ser enigmático e implacável, uma selva submersa, entre medos e meditações. Porém, será que o sonho vale a pena? O filme conta com trilha sonora original do Kaialas, projeto que une Brasil e Cabo Verde através de Álvaro Tallarico e Plácido Vaz.

Longa-metragem

• Marte Um

115’ FIC. MG – Direção: Gabriel Martins [16 anos]

Sinopse: O dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins tentam seguir a vida no Brasil em mudanças.

21:20 – Encerramento oficial da 2ªMostra Gorutuba de Cinema

21:30 – Show  – Os Pedritos

O melhor do Rock Nacional e Internacional

A 2ª Mostra Gorutuba de Cinema é realizada pela Arte em Movimento, com parcerias da Prefeitura de Janaúba, Festival Cine Cipó, ProArt e apoio financeiro do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. A iniciativa é beneficiada pela Lei Paulo Gustavo, reafirmando o compromisso de valorizar e expandir o cinema na região.

Para mais detalhes e atualizações sobre a programação, acesse as redes sociais: @artemovimento.online.

Serviço:

2ª Mostra Gorutuba de Cinema

Data: 03 a 05 de abril, na Praça Viva Vida, em Janaúba (MG)

Entrada franca

Classificação livre

Encontre uma reportagem