A aviação comercial brasileira vive um momento histórico. No primeiro semestre de 2025, o país registrou 61,8 milhões de passageiros em voos nacionais e internacionais — um crescimento de 10% em comparação ao mesmo período de 2024, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se destacou entre os principais terminais do país. O terminal mineiro movimentou 6,2 milhões de passageiros nos seis primeiros meses do ano, com crescimento de quase 15%, desempenho acima da média nacional.
Entre os demais aeroportos com maior movimentação, o Galeão (RJ) apresentou o melhor crescimento proporcional, com alta de 26% e 8,2 milhões de passageiros. Guarulhos (SP), o maior terminal do país, registrou 22 milhões de passageiros, um avanço de 8%.
Os voos internacionais foram responsáveis por 13,8 milhões de embarques e desembarques, crescimento de 15,3%. Já os voos domésticos somaram mais de 40 milhões de passageiros, com alta de 8,6%.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o cenário é promissor: “Estamos vivendo o melhor período da nossa aviação civil. Se o ritmo continuar, 2025 pode ser o melhor ano da história do setor”. O secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, também atribui o crescimento a investimentos em infraestrutura e incentivos às companhias aéreas.
Foto: Divulgação
Fonte: Itatiaia
#aviacao #aeroportodeconfins #passageiros #recorde #minasgerais #turismo #anac #voosnacionais #voosinternacionais