fbpx

Mpox: entenda os sintomas e formas de transmissão da doença

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A mpox, anteriormente conhecida como “varíola dos macacos”, é uma zoonose viral, ou seja, uma doença que pode ser transmitida entre pessoas e animais. O vírus causador da doença, chamado MPXV (monkeypox virus), pertence à família dos Orthopoxvirus, um dos maiores e mais resistentes vírus de DNA conhecidos.

A transmissão da mpox ocorre através do contato próximo com fluidos corporais de uma pessoa infectada, ou por arranhões e mordidas de animais contaminados, como macacos, roedores (como esquilos), e até mesmo cães domésticos. A infecção pode causar uma série de sintomas, incluindo dor de cabeça, gânglios linfáticos inchados, e erupções cutâneas.

Identificada pela primeira vez em 1958 em colônias de macacos, a doença recebeu inicialmente o nome de “varíola dos macacos”. No entanto, como foi descoberto que o vírus também pode ser transmitido por outros mamíferos, a nomenclatura foi alterada para “mpox”.

Embora os vírus ortopox, como o MPXV, sejam capazes de evitar a detecção pelo sistema imunológico do hospedeiro, o MPXV não se dispersa no ar e não pode viajar longas distâncias, ao contrário de vírus como o SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

Devido à gravidade da doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recentemente elevou o nível de alerta para a mpox, enfatizando a necessidade de conscientização sobre suas formas de transmissão e sintomas para prevenir a disseminação.

Para mais detalhes sobre a doença, confira a matéria completa no site do g1.

Encontre uma reportagem