Um homem de 29 anos foi preso, na manhã desta segunda-feia (24), suspeito de importunar sexualmente uma mulher de 32 dentro de um ônibus da linha 9250 (Caetano Furquim/Nova Cintra), em Belo Horizonte.
Segundo a Guarda Municipal, a vítima pediu ajuda ao motorista após o ocorrido. Testemunhas relataram que o condutor parou o coletivo e acionou o botão do assédio para alertar a equipe do Centro Integrado de Operações (COP-BH).
A ocorrência está sendo registrada na Delegacia da Mulher, na capital mineira. O BHAZ entrou em contato com a Polícia Civil e aguarda mais detalhes sobre o caso.
Botão do assédio
Após uma série de casos de importunação sexual se tornaram públicos, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) implantou o “botão do assédio” em novembro de 2018 em todos os ônibus da capital.
O motorista aciona o dispositivo, a empresa consulta o GPS para saber a localização exata do veículo e aciona o COP-BH (Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte).
O órgão então envia uma viatura da Guarda Municipal ou da Polícia Militar mais próxima para interceptar o ônibus. Todo o processo, da denúncia até a chegada da viatura policial, dura em torno de dez minutos.
Segundo a Guarda Municipal, em 2022, o botão do assédio foi acionado 25 vezes. Em 2018, ano de lançamento da campanha de importunação, foram registradas 11 chamadas. Em 2019, período com o maior número de ações, foram 31 acionamentos, e em 2020 foram oito acionamentos. Já em 2021 a Guarda Municipal contabilizou um total de nove acionamentos.
Em atualização
O post Mulher denuncia importunação sexual em ônibus e suspeito vai preso em BH apareceu primeiro em BHAZ.