As mulheres representam a maioria do eleitorado mineiro e devem exercer papel decisivo nas eleições de 2026. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que elas correspondem a 52% dos eleitores de Minas Gerais, somando mais de 8 milhões de votantes. Em Belo Horizonte, o percentual é ainda maior, chegando a 55%.
Segundo o cientista político Malco Camargos, pesquisas qualitativas indicam que as mulheres costumam avaliar as políticas públicas de forma mais ampla, considerando temas como educação, saúde, assistência social e segurança, além de questões ligadas ao cotidiano das famílias.
Na área da segurança pública, por exemplo, o especialista afirma que as eleitoras também destacam problemas como assédio no transporte coletivo, segurança em pontos de ônibus e violência contra a mulher, aspectos que, segundo ele, nem sempre recebem a mesma atenção do eleitorado masculino.
Apesar de serem maioria entre os eleitores, as mulheres ainda têm participação reduzida nas disputas majoritárias. Na corrida pelo Governo de Minas, apenas uma mulher aparece como candidata ao cargo de governadora, enquanto partidos também avaliam a indicação de mulheres para compor chapas como candidatas a vice-governadora.
De acordo com a análise apresentada na reportagem, além de buscar maior representatividade, as legendas também podem adotar essa estratégia para ampliar o diálogo com o eleitorado feminino e atender às regras de financiamento eleitoral.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil.
Fonte: Jornal Hoje em Dia.














