O Mundial do Queijo do Brasil, concurso de laticínios nacionais e internacionais, apresentou nesse domingo (14) os resultados de sua terceira edição. Dentre os produtos concorrentes, 99 foram premiados na mais alta categoria do evento, sendo 23 deles mineiros.
Promovido pela SerTãoBras, associação nacional de produtores de queijos artesanais, o Mundial tem frequência bianual e parceria da Guilde Internationale des Fromagers, agregação global do segmento. O encontro entre produtores, especialistas e entusiastas do leite ocorreu nesse fim de semana, entre os dias 11 e 14, em São Paulo capital.
Durante o Mundial, foram realizados três concursos nacionais (Melhor Queijeiro do Brasil, Melhor Queijista do Brasil e Melhor Fondue do Brasil) e um internacional, o Concurso de Queijos e Produtos Lácteos. A disputa internacional recebeu aproximadamente dois mil itens, entre queijos, iogurtes, doces de leite e coalhadas.
Mesmo com o número elevado de participantes na categoria SuperOuro, a hegemonia dos produtos mineiros se manteve no Mundial. Queijos e requeijões produzidos em Minas Gerais garantiram ao estado a ponta da tabela em quantidade de produtos premiados. Veja a listagem deles abaixo.
Carota Minas Cabra
Queijo Emmental da Laticínios PJ
Queijo Minas Padrão da Laticínios Lejane
Queijo Terroir da Seritinga
Requeijão Lírio Branco
Estanciarella
Requeijão da Queijaria Três Irmãos
Queijo do Coronel
Queijo Irmãos Faria
Névoa das Vertentes Premium
Queijo Poronguinho 500g Fazenda Margarida
Requeijão Moreno Neusa da Cola
Queijo Minas Meia Cura
Tróço Bom – Primeira Estação
Orozimbo
Queijo Alvura Negra
Queijo Canastra Padrão
Requeijão Caipira Reserva do Lago com Raspa de Tacho
Queijo da Fazenda Jacob
GOA #14
Queijo Tipo Suíço da Laticínios Vitória
Queijo Rouelle
Queijo Provolone
A lista completa, com produtos brasileiros, franceses e argentinos, está disponível neste link.
Negócios
Além das premiações, o Mundial do Queijo do Brasil aqueceu a economia local com os mais de 50 mil presentes no evento. Mais de 100 produtores venderam seus produtos diretamente, no encontro que também contou com ações de degsutação gratuitas.
Em vista da crescente entrada de queijos brasileiros em prêmios ao redor do mundo, a agenda da edição também promoveu atividades mais técnicas, dentro do programa batizado Via Láctea. Ao longo dos quatro dias, foram ministradas conferências, palestras, salões de fornecedores da cadeia e minicursos para os presentes.
Confira os demais resultados da terceira edição do Mundial do Queijo do Brasil neste link.
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