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Mundial do Queijo: Minas Gerais tem 23 laticínios entre os melhores do mundo

Por Dentro De Tudo:

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O Mundial do Queijo do Brasil, concurso de laticínios nacionais e internacionais, apresentou nesse domingo (14) os resultados de sua terceira edição. Dentre os produtos concorrentes, 99 foram premiados na mais alta categoria do evento, sendo 23 deles mineiros.

Promovido pela SerTãoBras, associação nacional de produtores de queijos artesanais, o Mundial tem frequência bianual e parceria da Guilde Internationale des Fromagers, agregação global do segmento. O encontro entre produtores, especialistas e entusiastas do leite ocorreu nesse fim de semana, entre os dias 11 e 14, em São Paulo capital.

Durante o Mundial, foram realizados três concursos nacionais (Melhor Queijeiro do Brasil, Melhor Queijista do Brasil e Melhor Fondue do Brasil) e um internacional, o Concurso de Queijos e Produtos Lácteos. A disputa internacional recebeu aproximadamente dois mil itens, entre queijos, iogurtes, doces de leite e coalhadas.

Mesmo com o número elevado de participantes na categoria SuperOuro, a hegemonia dos produtos mineiros se manteve no Mundial. Queijos e requeijões produzidos em Minas Gerais garantiram ao estado a ponta da tabela em quantidade de produtos premiados. Veja a listagem deles abaixo.

Carota Minas Cabra

Queijo Emmental da Laticínios PJ

Queijo Minas Padrão da Laticínios Lejane

Queijo Terroir da Seritinga

Requeijão Lírio Branco

Estanciarella

Requeijão da Queijaria Três Irmãos

Queijo do Coronel

Queijo Irmãos Faria

Névoa das Vertentes Premium

Queijo Poronguinho 500g Fazenda Margarida

Requeijão Moreno Neusa da Cola

Queijo Minas Meia Cura

Tróço Bom – Primeira Estação

Orozimbo

Queijo Alvura Negra

Queijo Canastra Padrão

Requeijão Caipira Reserva do Lago com Raspa de Tacho

Queijo da Fazenda Jacob

GOA #14

Queijo Tipo Suíço da Laticínios Vitória

Queijo Rouelle

Queijo Provolone

A lista completa, com produtos brasileiros, franceses e argentinos, está disponível neste link.

Negócios

Além das premiações, o Mundial do Queijo do Brasil aqueceu a economia local com os mais de 50 mil presentes no evento. Mais de 100 produtores venderam seus produtos diretamente, no encontro que também contou com ações de degsutação gratuitas.

Em vista da crescente entrada de queijos brasileiros em prêmios ao redor do mundo, a agenda da edição também promoveu atividades mais técnicas, dentro do programa batizado Via Láctea. Ao longo dos quatro dias, foram ministradas conferências, palestras, salões de fornecedores da cadeia e minicursos para os presentes.

Confira os demais resultados da terceira edição do Mundial do Queijo do Brasil neste link.

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