O risco de uma colisão catastrófica de um asteroide com a Terra sempre desperta atenção da comunidade científica. Embora não haja nenhuma ameaça iminente, um asteroide recém-descoberto tem chamado a atenção dos astrônomos por apresentar a maior probabilidade de impacto registrada atualmente.
Nomeado 2024 YR4, o corpo celeste tem 1,2% de chance de atingir a Terra no dia 22 de dezembro de 2032 — uma possibilidade pequena, mas suficiente para ser monitorada de perto pelas agências espaciais norte-americana (NASA) e europeia (ESA). Por outro lado, a probabilidade de que ele passe sem incidentes é de quase 99%.
O asteroide foi detectado em 27 de dezembro de 2024 por um telescópio no Chile e tem um diâmetro estimado entre 40 e 100 metros. Embora não seja grande o suficiente para causar uma extinção em massa, como o asteroide que eliminou os dinossauros, a ESA alerta que um impacto desse porte poderia causar danos severos em uma região.
Ainda não há informações sobre um possível local de queda, caso o impacto ocorra, e novas observações serão fundamentais para refinar os cálculos da trajetória do 2024 YR4 nos próximos anos.
📷 Reprodução (imagem ilustrativa)
#NASA #ESA #asteroide #ciência #astronomia #planetaTerra