Empreendedores de alma, assim se definem os irmãos Maria Carolina, Thiago e Marina Mariano, o trio por trás da Casa Fundamental, uma escola em Belo Horizonte com proposta inovadora. Mas mais que empresários, eles são apaixonados pelo que fazem. “O que nos une é a missão em comum. Nós entendemos que esse trabalho, que sim paga as nossas contas, é também uma missão de vida: servir as pessoas em processo de educação básica” fala Marina.
Os três têm um começo de vida profissional em comum. Todos trabalharam, ainda na adolescência, no colégio da família. Maria Carolina e Marina dando aulas de reforço, Thiago na cantina. De lá, seguiram caminhos distintos e se reuniram mais adiante para realizar o grande sonho.
“Nós três e a Lígia (Ribeiro, também oriunda do Instituto Gabriela Leopoldina, diretora acadêmica da Casa Fundamental), que eu falo que é nossa quarta irmã, a gente tem uma complementaridade, tanto de habilidades quanto de visão de mundo. Mas temos apenas uma perspectiva do processo educacional, acreditamos na mesma coisa. Temos o mesmo sonho” explica Maria Carolina.
O empreendedorismo nato também é fator importante, ainda mais no contexto de educação. “Brincamos dizendo que somos o Dream Team da educação. Isso porque cada um de nós foi para uma área de trabalho e o conjunto faz com que olhemos de forma holística para os processos. Eu na área administrativa/financeira, Marina na área pedagógica, Lígia na acadêmica e Caca (Maria Carolina) na Inovação e Marketing. Outra coisa que nos une profissionalmente é a busca pela capacitação individual. A construção contínua de skills para podermos pivotar sempre o negócio naquilo que o tempo e principalmente as crianças pedem” conta Thiago.
O trabalho em família também trás desafios.
“É claro que os desafios existem, mas a nossa experiência é positiva. É um convívio excessivo, mas é justamente isto que traz confiança profunda, um conhecimento do outro. Nosso modo de trabalhar é muito seguro. Podemos falar um com outro coisas que com um colega de trabalho teríamos um pezinho atrás. A gente consegue acelerar vários processos de operação, é rápido entender o que o outro está dizendo. É rápido a gente conseguir se alinhar diante de um desafio e uma oportunidade” finaliza Maria Carolina. “Acredito que o que faz com que a gente consiga ficar tanto tempo trabalhando juntos e em harmonia é a crença no que fazemos, a certeza da qualidade do trabalho e o legado que entregaremos para educação do nosso país” completa Thiago.
Sobre a Casa Fundamental
Colaborar para a construção de um mundo novo com inúmeras possibilidades. A Casa Fundamental foi criada para preparar o estudante para o futuro, usando métodos que vão além dos conteúdos da grade curricular tradicional. O projeto é fruto do sonho dos fundadores- educadores, os irmãos Mariano, Marina Mariano, Thiago Mariano, Maria Carolina Mariano, e Lígia Ribeiro.
“Acredito que é dever primordial do educador contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de analisar, sintetizar, comparar, compreender e, a partir de conclusões, interferir em situações diversas. É garantir a manifestação da essência humana”, diz Maria Carolina Mariano, diretora de inovação da escola.
É preciso compreender que há uma revolução tecnológica em curso e precisamos preparar as nossas crianças para esse futuro. Pesquisas apontam que 65% das crianças que hoje estão na educação infantil seguirão carreiras que ainda não existem. Como lidar com esse novo cenário? “Temos que dar aos estudantes as ferramentas para que eles possam resolver problemas de forma criativa para lidar com o complexo mundo em que vivemos e as novidades tecnológicas que ainda não conhecemos, mas que surgirão nas próximas décadas” explica Maria Carolina.
A Casa Fundamental oferece educação básica (2 a 14 anos), em período integral. Uma escola exclusiva e inclusiva, que trabalha o conceito de microschool,com uma turma de cada série, por opção pedagógica. A metodologia é própria, com abordagem que combina as melhores práticas das escolas tradicionais com metodologias ativas. No currículo, disciplinas diferenciadas: música, laboratório de criação, corpo e expressão, programação, inglês imersivo, mandarim, corpo e movimento.
História
A história da Casa Fundamental se confunde com a história da família Mariano. Os três irmãos cresceram no colégio Gabriela Leopoldina em Belo Horizonte, o sonho de seus pais.
“Nós aprendemos a trabalhar nesse espaço, que deu para gente a condição de uma formação humana como alunos e depois como profissionais”, conta Marina Mariano, diretora pedagógica da Casa Fundamental. “Viemos de uma linhagem em educação, sempre estivemos conectados às mudanças, o que nos possibilitou pensá-la de forma contemporânea, e ressignificá-la”, completa ela.
Regina Mariano embarcou no sonho dos filhos, e com 53 anos de educação é também co-fundadora da Casa Fundamental. “Ela é a nossa grande referência como professora. Assim que ela entra na escola, e escuta os sons do espaço, ela sabe se está tudo bem ou não”, explica Marina.
Maria Carolina, Marina e Thiago saíram da escola da família atrás de iniciativas e processos diversos. Foram cinco anos de estudos, que passaram por diferentes países como Japão, Dinamarca, EUA e Índia.
O resultado é essa escola contemporânea, uma escola brasileira que leva a sério o rigor acadêmico, associando-o a um novo currículo, da Casa Fundamental. “Somos uma escola do presente, com foco no desenvolvimento de habilidades de aprendizagem” finaliza Marina.
Juntou-se a eles Lígia Ribeiro, também oriunda da Gabriela Leopoldina, ela é diretora acadêmica da Casa Fundamental.
Serviço
Casa Fundamental
Castelo de Lisboa, 392 – Castelo, Belo Horizonte