Nenhuma empresa estaria imune se bolha da IA estourar, diz CEO da Google à BBC

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O CEO da Google, Sundar Pichai, declarou que nenhuma empresa estaria imune caso a bolha da Inteligência Artificial estoure. A afirmação foi feita em uma entrevista à rede britânica BBC, divulgada nesta terça-feira, 18 de novembro de 2025. Pichai destacou que o mundo está vivendo um “momento extraordinário” de crescimento nos investimentos em IA, mas também mencionou a presença de “alguma irracionalidade” em torno da euforia atual por essa nova tecnologia, que tem o potencial de transformar a forma como vivemos e trabalhamos.

Quando questionado se a Google seria imune ao impacto de um possível colapso na bolha da IA, Pichai respondeu que, embora a gigante do Vale do Silício pudesse resistir a essa crise, todas as empresas do mundo seriam afetadas. “Acho que nenhuma empresa estaria imune, incluindo nós”, afirmou Pichai à BBC.

O CEO também abordou a questão da demanda energética necessária para sustentar a Inteligência Artificial. Ele mencionou os investimentos em novas tecnologias de produção energética, como a solar, e expressou otimismo em relação à expansão dessa produção para acompanhar o crescimento da IA. A preocupação ambiental relacionada à IA tem ganhado destaque, especialmente em relação à expansão dos datacenters necessários para a tecnologia. Uma pesquisa realizada em 2024 na Califórnia revelou que fazer entre 20 a 50 perguntas a um modelo de IA consome meio litro de água potável.

Crédito da foto: Freepik/Reprodução
Fonte: g1.globo.com

Encontre uma reportagem