Nesta quinta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Fundação do Câncer intensificou sua campanha contra os cigarros eletrônicos com o lançamento do Movimento VapeOFF. O foco da campanha é sensibilizar a população, especialmente os jovens, sobre os perigos do uso de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes ou pods.
Em parceria com a Anup Social, a campanha inclui videoaulas direcionadas a professores do ensino médio e universitário, depoimentos de personalidades, e materiais educativos que serão divulgados por empresas como Ecoponte e Onbus. O objetivo é ampliar o alcance da mensagem e alertar sobre os riscos à saúde associados ao uso desses dispositivos.
Estudos mostram que o uso de cigarros eletrônicos aumentou 600% nos últimos seis anos, com mais de 1 milhão de brasileiros já tendo experimentado esses dispositivos, apesar de sua comercialização ser proibida pela Anvisa desde 2009. A maior preocupação recai sobre os jovens, que representam 70% dos usuários no Brasil.
A campanha da Fundação do Câncer visa desmistificar a falsa percepção de que os vapes são inofensivos, destacando os riscos de doenças graves como câncer de pulmão, que podem se manifestar de forma mais precoce em usuários de cigarros eletrônicos. Além disso, a Fundação defende medidas rigorosas, como o aumento de impostos sobre produtos fumígenos e a intensificação da fiscalização para combater o contrabando e a venda ilegal desses dispositivos.
O esforço conjunto busca conscientizar a sociedade e impedir que novos fumantes se formem, principalmente entre as camadas mais jovens, garantindo que a informação sobre os malefícios do cigarro, em qualquer forma, chegue a todos.