Nome sujo de novo? Entenda por que tantos brasileiros caem na mesma dívida

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Ter o nome sujo se tornou uma realidade recorrente para milhões de brasileiros. Mesmo após quitar dívidas e limpar o CPF, muitos voltam a enfrentar a inadimplência em pouco tempo. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil mostram que mais de 80% das novas inscrições no cadastro de devedores em março eram de consumidores reincidentes.

Entre os principais fatores estão a inflação alta, os juros elevados e o crédito caro. Mesmo com o crescimento do número de empregos formais, o poder de compra segue pressionado, dificultando o pagamento de contas básicas. O tempo médio entre quitar uma dívida e se endividar novamente é de apenas 75 dias.

A faixa etária com maior índice de reincidência é a de 30 a 39 anos, representando cerca de 26% dos casos. A maioria das dívidas é de até R$ 500, embora o valor médio quitado em março tenha sido de R$ 2.073,94.

Para evitar cair nesse ciclo, especialistas recomendam um diagnóstico financeiro completo, renegociações conscientes, aumento da renda e construção de uma reserva de emergência.

Foto: Jeane de Oliveira/FDR. Fonte: FDR.com.br

Encontre uma reportagem