fbpx
sexta-feira, 14 de junho de 2024

Contato

Nova lei assinada por Lula deixa brasileiros com cartões de crédito pulando de alegria

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma nova lei assinada por Lula impõe limites aos juros do crédito rotativo de cartões de crédito. A iniciativa tem o objetivo de evitar que as dívidas excedam o dobro do valor inicial devido. Desde janeiro de 2023, a nova lei tem restringido os juros e encargos do crédito rotativo, proporcionando um alívio financeiro significativo, especialmente para aposentados e trabalhadores.

Nova lei assinada por Lula deixa brasileiros com cartões de
crédito pulando de alegria. (Imagem: FDR)

Com a nova lei, os juros do crédito rotativo foram limitados em todo o território nacional, garantindo que a dívida total de quem atrasa o pagamento da fatura não ultrapasse o dobro do valor original. Por exemplo, se um consumidor possui uma dívida de R$200, o valor máximo a ser pago, incluindo juros e encargos, será de R$300. Esta medida, aprovada pelo Senado em outubro de 2023 e sancionada pelo presidente Lula, foi estabelecida pela Lei Federal n° 14.690/23.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre cartões de crédito, confira.

Nova lei

A legislação surge em resposta às taxas excessivas do crédito rotativo, que em outubro de 2023 alcançaram 431,6% ao ano, tornando-o uma das modalidades de crédito mais caras do Brasil. Assim, o principal objetivo é diminuir o impacto financeiro sobre os consumidores que enfrentam dificuldades para manter suas contas em dia.

Além de limitar os juros do crédito rotativo, a nova lei permite que, a partir de 1º de julho de 2024, os clientes com dívidas de cartão de crédito possam transferir gratuitamente o saldo devedor entre diferentes instituições financeiras. Isso dá aos consumidores a possibilidade de procurar instituições que ofereçam taxas mais baixas ou condições mais vantajosas para quitar suas dívidas.

Com isso, a medida representa um avanço considerável para muitos brasileiros, oferecendo uma chance de alívio financeiro e maior controle sobre suas finanças pessoais.

 

Yasmin Nascimento

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.

O post Nova lei assinada por Lula deixa brasileiros com cartões de crédito pulando de alegria apareceu primeiro em FDR.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.