Nova onda de calor chega ao Brasil e temperaturas podem atingir 40 °C

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Brasil enfrentará uma nova onda de calor nos próximos dias, com temperaturas que podem ultrapassar os 40 °C em várias regiões do país. De acordo com o Climatempo, o fenômeno deve atingir seu pico entre os dias 18 e 22 de setembro, justamente nos últimos dias do inverno de 2025.

Uma onda de calor é caracterizada quando a temperatura fica ao menos 5 °C acima da média por um período mínimo de cinco dias consecutivos. Até agora, a marca mais alta registrada no Brasil neste ano foi em São Miguel do Araguaia, em Goiás, onde os termômetros chegaram a 42,9 °C.

As regiões mais afetadas devem ser o Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mas o calor também atingirá parte do Sudeste. Em Minas Gerais, os efeitos serão sentidos no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste e Região Central. No estado de São Paulo, a Região Metropolitana e áreas do interior devem registrar aquecimento intenso. O Norte do Paraná também pode enfrentar temperaturas elevadas.

Segundo os meteorologistas, esta será a sexta onda de calor registrada em 2025. O fenômeno ocorre devido ao aumento da insolação, à ausência de massas de ar frio e à atuação de uma forte massa de ar quente e seca sobre o continente. A condição é típica do período de transição entre o inverno e a primavera, que começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 15h19.

Especialistas reforçam a importância de cuidados básicos para minimizar os riscos à saúde, como manter hidratação constante, evitar a exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes, usar roupas leves e redobrar a atenção com crianças e idosos.

Crédito da foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Fonte: Rádio Itatiaia

Encontre uma reportagem