fbpx

Novo acordo de reparação será assinado nove anos após a tragédia em Mariana

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nesta sexta-feira (25), um novo acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, será assinado em Brasília. A solenidade contará com a presença do presidente Lula e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. A repactuação, iniciada há mais de três anos, enfrentou impasses sobre valores e cláusulas que atrasaram a conclusão prevista inicialmente para 2021.

A tragédia de 5 de novembro de 2015 liberou cerca de 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, destruindo comunidades, impactando o Rio Doce e chegando ao Oceano Atlântico. Ao todo, 49 municípios foram afetados, e 19 pessoas perderam a vida. Apesar de um acordo firmado em 2016 entre Samarco, Vale, BHP e o poder público, os esforços de reparação realizados pela Fundação Renova foram considerados insuficientes.

Nove anos depois, muitas famílias ainda não foram reassentadas, e problemas na recuperação ambiental e no pagamento de indenizações aos atingidos persistem. O novo acordo foi mediado pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região, com o objetivo de avançar na reparação dos danos.

Fonte: Governo Federal | Foto: Ricardo Moraes/Reuters (2015)

Encontre uma reportagem