O governo de Minas Gerais vai republicar o edital de concessão das rodovias do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte com mudanças que beneficiam motoristas que trafegam frequentemente pelos mesmos trechos. A nova versão prevê descontos progressivos para quem passa várias vezes por um mesmo ponto ao longo do mês.
A remodelação do edital também inclui a criação de uma tarifa única para motoristas que utilizarem o mesmo trecho, no mesmo sentido, mais de uma vez por dia. A medida foi solicitada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB), e anunciada pelo governador Romeu Zema (Novo).
O projeto abrange cerca de 120 km de rodovias e inclui a instalação de 12 pórticos de pedágio com o sistema “free flow” — em que a cobrança é automática e proporcional à distância percorrida. Um exemplo citado foi o da MG-010, entre Belo Horizonte e Vespasiano, onde o valor da tarifa na primeira passagem seria de R$ 1,45, podendo cair para R$ 0,82 na 30ª passagem mensal.
Fonte: O Fator / Foto: Seinfra/Divulgação