fbpx

Novo golpe do Pix é aplicado por meio de torpedo SMS; saiba como identificar

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os usuários do Pix devem ficar atentos com mensagens falsas que estão sendo enviadas via SMS por criminosos. Na mensagem de texto, os golpistas alegam que haverá um suposto desconto em faturas ao fazer o pagamento por meio de Pix. Especialistas da Kaspersky, segundo a IstoÉ Dinheiro, analisaram esse tipo de crime e perceberam que os golpes estão sendo aperfeiçoados.

Se antes essas falsas mensagens eram enviadas por email, agora ganharam rapidez no envio através do SMS. Recentemente, os golpistas uniram bandeiras de cartões e, nelas, passaram a disponibilizar descontos mentirosos na fatura. A vítima, então, é direcionada a um site chamado “soumaispix.com”.

Nesse site falso, é gerada uma conta com um valor reduzido. Tudo para parecer que realmente é uma mensagem enviada pela operada do cartão de crédito do usuário. O cliente, ainda, precisa dar informações como número do Cadastro da Pessoa Física (CPF), o valor da sua fatura, a bandeira do cartão e os quatro últimos números. Então, o novo valor com desconto da fatura é informado.

Depois de todas essas informações, é gerada a chave do Pix para que o valor seja transferido. É importante que o usuário do Pix fique atento porque essas mensagens são enviadas de números curtos. Lembrando que promoções como essas devem ser verificadas no site oficial da empresa de cartões ou, também, ligando para a operadora.

Outro ponto importante é o de sempre evitar o envio de informações pessoais sem ter certeza. Um dos golpes mais comuns realizado no Pix é o phishing (técnica para enganar usuários e obter informações confidenciais). A empresa Kaspersky já bloqueou mais de 22 milhões de tentativas de golpes no Brasil.

Encontre uma reportagem