fbpx

NOVO ROTATIVO: Condutores passam a ser fiscalizados a partir da próxima segunda (26), em Pedro Leopoldo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Na próxima segunda-feira (26), será iniciado o funcionamento do novo estacionamento rotativo de Pedro Leopoldo, após o prazo que foi concedido para que os usuários se adéquem ao novo sistema.

De acordo com a Prefeitura Municipal, todos os postos de venda já estão aptos a realizar a comercialização, assim como as equipes de trabalho da TransPL e os monitores da empresa Mobitt, encarregada da operação do sistema, que já foram treinados e capacitados. “A partir do dia 26/09/2022, os veículos que forem flagrados estacionados nas áreas sinalizadas do rotativo e que não tiverem acionado o tempo de estacionamento como determina a sinalização, serão fiscalizados e as medidas cabíveis adotadas. O objetivo é tornar o espaço democrático e permitir que mais pessoas consigam estacionar”, informou por nota.

Como já divulgado pelo Por Dentro de Tudo, o sistema é totalmente online e já pode ser baixado pelo usuário no Google Play ou na App Store (Mobitt – Rotativo Pedro Leopoldo), por onde o motorista poderá comprar créditos e realizará a ativação do estacionamento, o que também poderá ser feito nos postos de vendas espalhadas pelo centro.

SOBRE O SISTEMA

A novidade é que o sistema possui fiscalização por videomonitoramento, assim como acontece em Sete Lagoas.  Ou seja, não haverá guardas fiscalizando, mas sim um agente em tempo real, em um determinado local, para tomar as medidas cabíveis. 

Inicialmente estarão disponíveis 505 vagas de rotativo, mas o contrato prevê uma possibilidade de ampliação que pode ultrapassar 800 vagas. Deste total, 26 serão destinadas para idosos e 19 para deficientes, conforme determina a Lei. Além disso, os locais de instalação do novo rotativo serão os mesmos já existentes anteriormente. 

A compra do rotativo poderá ser feita pelo aplicativo exclusivo ou em um posto de venda credenciado. A empresa trabalha com um ponto a cada 25 vagas, ou seja, serão vários espalhados pela cidade, sempre em estabelecimentos que não possuem filas e que sejam de fácil acesso. 

A compra pelo aplicativo é feita somente por cartão de crédito, mas o usuário pode ir em um ponto de venda e comprar o Ticket que será automaticamente atrelado ao aplicativo.

Veja outros pontos importantes 

– Haverá a tolerância de 10 minutos, a partir do momento que o veículo for detectado no sistema;
– As imagens registradas pelo videomonitoramento ficam armazenavas para consulta, caso necessário. Exemplo: recurso de multas;
– Os profissionais que trabalharão no sistema serão moradores de Pedro Leopoldo, porém maiores de idade;
– O rotativo, neste primeiro momento, não contemplará as motocicletas que deverão estacionar somente na área destinada a elas (motos não podem estacionar nas vagas do rotativo);
– Todo o veículo encontrado na vaga de idosos ou deficientes sem a credencial será multado;
– Não é possível recuperar o crédito adquirido. Exemplo: se comprou o Ticket de 1 hora e usou apenas 15 minutos, os outros 45 minutos poderão ser usados em qualquer outra vaga disponível, mas apenas no intervalo de uma hora após a aquisição;
– O máximo de tempo permitido será de 2 horas por vaga dentro de determinada área de operação, que corresponde a um quarteirão, ou seja, se passar esse tempo, o usuário poderá estacionar o veículo por mais 2 horas em outro quarteirão e assim por diante;
– Motoristas que estacionam cedo e só retiram o veículo no final da tarde, poderão estacionar nas vias periféricas do centro, onde não haverá rotativo, deixando as vagas do sistema para aqueles que usarão conforme a regra. 

Encontre uma reportagem