Os Estados Unidos realizam nesta quarta-feira (8 de outubro de 2025) mais um voo de deportação com destino ao Brasil, mantendo o ritmo semanal de operações que tem marcado o ano. Essa será a 27ª deportação de brasileiros em 2025, segundo registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Assim como nas semanas anteriores, a aeronave — um Boeing 767-300 da Omni Air International, com capacidade para 247 passageiros — tem chegada prevista no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). O voo deve decolar de Bogotá, na Colômbia, às 14h (horário de Brasília), com pouso previsto em Confins às 19h45, sob o número OAE-3734.
Após o desembarque dos deportados, o avião deve permanecer cerca de duas horas em solo mineiro antes de seguir, às 21h45, em voo direto de retorno para Alexandria, nos Estados Unidos.
De acordo com registros do fotógrafo e entusiasta de aviação Ricardo Morgan, que acompanha o movimento aéreo em Confins, mais de 2 mil brasileiros já foram deportados dos EUA em 2025, somando as operações que chegaram a Minas Gerais e Fortaleza.
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) afirma que os voos de deportação têm como objetivo repatriar cidadãos estrangeiros que violaram as leis de imigração americanas. A maioria dos deportados inclui pessoas que entraram ilegalmente no país, tiveram a permanência negada, foram condenadas por crimes ou consideradas ameaças à segurança nacional.
📸 Imagem: Liam Allport / Wikimedia Commons (CC BY 2.0)
📄 Fonte: AEROIN – Murilo Basseto