O Pix, sistema de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central, está sendo vítima de um novo golpe, denunciou a fintech Nubank em seu site. Segundo a empresa, criminosos especializados em golpes digitais vêm disseminando mensagens e vídeos sobre um suposto defeito no Pix que permitiria ao usuário receber dinheiro em dobro na sua conta utilizando transferências eletrônicas com chave aleatória.
De acordo com o Nubank, o esquema na verdade induz os usuários do novo recurso a transferirem dinheiro para as contas dos golpistas. As mensagens chamam a atenção do internauta ao afirmarem que é possível fazer a transferência de dinheiro em dobro para uma conta Pix por causa de falhas no software ou nos sistemas dos bancos que usam o Pix.
O golpe é tão sofisticado que há, inclusive, vídeos que mostram o suposto “bug” em ação. No entanto, o banco digital alerta que tudo não passa de armação. “Para mostrar a transferência ‘em dobro’ funcionando, por exemplo, basta que os próprios golpistas realizem duas transferências – mas mostrem apenas uma na hora de filmar”, revela a fintech.
O golpe atual usa o que especialistas chamam de engenharia social, em que os criminosos conseguem manipular emoções humanas para convencer pessoas a realizarem ações – como transferências de dinheiro.














