Número de brasileiros deportados dos EUA bate recorde e chega a 2,2 mil em 2025

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos atingiu em 2025 o maior patamar desde o início da série histórica, em 2020. Segundo a Polícia Federal, 2.268 imigrantes foram retirados do território norte-americano até o dia 1º de outubro deste ano. O recorde foi alcançado com o voo que trouxe 110 pessoas ao Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na quarta-feira (1º).

O total já é 37% maior que o registrado em todo o ano de 2024. Desde janeiro, 24 voos com deportados chegaram ao Brasil — um deles ainda sob o governo de Joe Biden, e os demais após a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro. A expectativa é que outros 12 voos ocorram até dezembro. O último recorde havia sido em 2021, com 2.188 brasileiros deportados.

A escolha por Confins se deve à logística e localização estratégica: o aeroporto tem estrutura para voos de grande porte e facilita o deslocamento dos deportados às suas cidades de origem, especialmente na região de Governador Valadares (MG), que concentra grande número de emigrantes.

As deportações coletivas começaram em 2019, no primeiro mandato de Trump, quando o Brasil voltou a autorizar esses pousos. De acordo com o jornal The New York Times, o atual governo ampliou os poderes dos agentes de imigração, acelerando expulsões até mesmo de pessoas com pedidos de asilo aprovados na gestão Biden.

📸 Brasileiros deportados chegam a Confins com pertences em sacos. — Foto: Rafaela Mansur / g1

📰 Fonte: Dener Alano, TV Globo

Encontre uma reportagem