Com mais de 3 bilhões de usuários mensais, o WhatsApp se consolidou como a principal plataforma de comunicação no Brasil, que é o segundo maior mercado da plataforma. De acordo com dados da Statista, o Brasil possui 147 milhões de usuários mensais, e 96% dos brasileiros acessam o aplicativo todos os dias. O WhatsApp é, inclusive, o app mais baixado no país.
Desde a sua aquisição pela Meta em 2014 por US$ 16 bilhões, a plataforma não tem apenas facilitado conversas, mas se tornou um importante canal de negócios. Segundo o head do WhatsApp no Brasil, 64% da população brasileira já realizou compras pelo aplicativo e 60% das grandes empresas utilizam o WhatsApp Business para se conectar com seus clientes.
A Meta, que observa a criatividade dos brasileiros ao utilizarem a plataforma para negócios, testou novas ferramentas no Brasil para melhorar ainda mais a experiência do usuário. Além disso, o WhatsApp se tornou um dos maiores canais para o Meta AI, assistente de inteligência artificial integrado aos aplicativos da empresa.
No Brasil, marcas como Renner, Itaú, Banco do Brasil e Stone foram pioneiras no uso do WhatsApp para ampliar suas operações. “A troca de mensagens está elevando a expectativa das empresas, e o WhatsApp deve estar alinhado com a estratégia de negócios de todas as empresas”, afirmou o responsável pela plataforma no país.
O uso crescente de inteligência artificial, aliado à popularização do WhatsApp como ferramenta de e-commerce, promete transformar ainda mais o cenário de negócios no Brasil.
Fonte: Forbes Brasil
Crédito da foto: Getty Images