A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um alerta sobre a próxima temporada de gripe, diante do aumento da circulação de uma variante do vírus influenza A (H3N2), identificada como subclado K (J.P.4.1), em diferentes regiões do mundo.
Segundo a instituição, a circulação do subclado apresentou crescimento recente em países da Europa e da Ásia, além de registros em expansão na América do Norte, incluindo Estados Unidos e Canadá. Os dados foram divulgados pela plataforma da Iniciativa Global para Compartilhamento de Todos os Dados sobre Influenza (GISAID).
Na América do Sul, até o momento, não foi observada circulação semelhante da variante. A OMS destaca que a evolução genética do vírus faz parte do processo natural da influenza sazonal.
De acordo com as autoridades de saúde, não houve registro de mudanças significativas na gravidade clínica dos casos. No entanto, historicamente, temporadas com predominância do vírus influenza A (H3N2) costumam ter maior impacto entre pessoas idosas.
Diante desse cenário, a OMS reforça a importância da vacinação contra a gripe, especialmente para idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e outros grupos mais vulneráveis. A imunização, segundo a instituição, contribui para a redução de complicações e da pressão sobre os serviços de saúde.
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)
Informações: GISAID
Créditos da imagem: Banco de imagens | Canva















