A possibilidade do novo coronavírus ser transmitido pelo ar em locais públicos pode tornar o combate à doença ainda mais difícil. É o que disse nesta quarta-feira (8) o infectologista Estevão Urbano, integrante do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte.
“Isso significa que as pessoas estão ainda mais em risco. Se for comprovada essa hipótese, complicaria ainda mais a vida de todos nós para evitar o contágio da doença”, destacou o médico.
Nessa terça-feira (7), a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que existem evidências a respeito de transmissão do coronavírus pelo ar. Segundo Benedetta Allegranzi, diretora de prevenção e controle de infecções da OMS, a “possibilidade de transmissão pelo ar em locais públicos – principalmente em condições muito específicas, locais cheios, fechados, mal ventilados que foram descritos – não pode ser descartada”.
No entanto, a organização explicou que ainda são necessários estudos mais aprofundados para confirmar a suspeita de transmissão do vírus pelo ar.