A sexta onda de calor do ano se instalará a partir desta quinta-feira, 18 de setembro, em 11 estados e no Distrito Federal. As regiões afetadas incluem áreas do Centro-Oeste, trechos do Nordeste, como o interior da Bahia, sul do Maranhão e Piauí, além de partes do Norte, Sudeste e Sul, especialmente no interior de São Paulo e Minas Gerais, assim como no norte do Paraná.
Nos próximos dias, as temperaturas devem registrar máximas significativamente acima do normal, especialmente no Triângulo Mineiro e no interior de São Paulo. No Centro-Oeste, há previsão de máximas próximas ou acima de 40 °C em várias áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, principalmente entre sexta-feira, 19, e sábado, 20 de setembro. Em Cuiabá, a previsão é que os termômetros atinjam entre 38 °C e 40 °C no sábado e novamente no domingo. Campo Grande também deve enfrentar calor intenso, com picos de 35 °C a 36 °C esperados para sexta e sábado, enquanto em regiões do Pantanal a sensação térmica pode ultrapassar os 40 °C no fim de semana.
A previsão de mínimas e máximas para algumas capitais é a seguinte: Cuiabá (MT) terá 24º / 36º nesta quinta, 24º / 37º na sexta e 26º / 34º no sábado; Teresina (PI) deve registrar 23º / 35º nesta quinta, 24º / 36º na sexta e 24º / 37º no sábado; Goiânia (GO) terá 21º / 35º hoje, 22º / 35º na sexta e 23º / 35º no sábado; Campo Grande (MS) ficará entre 24º / 34º nesta quinta, 24º / 35º na sexta e 25º / 35º no sábado. Brasília (DF) terá mínimas de 21º e máximas de 33º nesta quinta, e a expectativa é de mínimas de 21º e máximas de 30º na sexta e sábado. São Paulo (SP) terá mínimas de 14º e máximas de 28º nesta quinta, 15º / 31º na sexta e 19º / 32º no sábado. No Rio de Janeiro (RJ), as temperaturas devem variar entre 18º / 29º nesta quinta, 18º / 30º na sexta e 21º / 32º no sábado. Belo Horizonte (MG) terá mínimas de 16º e máximas de 31º nesta quinta, 17º / 28º na sexta e 16º / 29º no sábado.
César Soares, meteorologista da Climatempo, explica que essa nova onda de calor deve afetar boa parte do Brasil, mas sem a mesma intensidade de episódios anteriores. A expectativa é de temperaturas bem acima da média, especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, onde os termômetros podem alcançar entre 40 °C e 41 °C nos próximos dias. No interior do Sudeste, o calor será intenso, com picos altos entre sexta e sábado em cidades como Presidente Prudente (SP) e Uberlândia (MG).
No Sul, o aquecimento deve se concentrar no norte do Paraná, com Londrina (PR) registrando temperaturas que vão de 30 °C nesta quinta, chegando a 36 °C no sábado. No Nordeste, o calor persistente e o ar seco devem ser notados em Picos (PI) e Imperatriz (MA), onde as máximas devem variar entre 36 °C e 37 °C. Em Vitória da Conquista (BA), as temperaturas devem ser mais amenas, entre 25 °C e 27 °C.
No Centro-Oeste, a massa de ar quente continuará a trazer tardes quentes. Anápolis (GO) terá máximas em torno de 32 °C, enquanto em Rondonópolis (MT) as temperaturas devem variar de 35 °C a 36 °C. Em Corumbá (MS), a previsão é de 35 °C na quinta e 36 °C na sexta, com pico de até 38 °C no domingo.
A onda de calor deve se estender até o dia 22 de setembro. Segundo a Climatempo, essa massa de ar seco e quente se instalará sobre grande parte do país, impedindo a formação de nuvens e mantendo o calor acumulado. As temperaturas devem ficar de 5 °C a 8 °C acima da média em áreas que vão do norte do Paraná até o sul do Maranhão, cobrindo também boa parte do Centro-Oeste, o interior do Sudeste e porções do Norte e do Nordeste.
A primavera começará com um contraste típico da estação, com calor intenso em parte do país e uma frente fria trazendo alívio nas temperaturas no Sul e no Sudeste. Entre os dias 21 e 22 de setembro, a frente fria deve trazer chuvas fortes e temporais isolados ao Rio Grande do Sul, seguidas por uma queda significativa nas temperaturas.
Crédito da foto: Pilar Olivares/Reuters. Fonte: g1.