fbpx

Onda de calor na RMBH pode estar chegando ao fim, diz Inmet

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A intensa onda de calor que tem castigado os belo-horizontinos e moradores da região metropolitana de Belo Horizonte em pleno outono pode estar prestes a terminar. Nos últimos dias, a capital mineira registrou temperaturas máximas acima dos 30°C, um cenário atípico para esta época do ano. O tempo seco, por sua vez, continua a preocupar, mantendo-se abaixo dos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e deixando a população em alerta.

Massa de ar quente em todo o Estado

Atualmente, uma massa de ar quente domina praticamente todo o Estado de Minas Gerais. Para aqueles que não suportam mais as altas temperaturas, a previsão do tempo traz boas notícias. O clima em Belo Horizonte deve se tornar mais ameno nos dias que antecedem junho.

Previsão de temperaturas mais amenas

Anete Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que, embora as temperaturas não caiam drasticamente, haverá uma ligeira redução. “Isso se deve por conta do rompimento do bloqueio que essa massa de ar quente está provocando”, afirma a especialista. Ela também destaca que, a partir de junho, as temperaturas devem cair de forma mais significativa.

Frente fria traz alívio temporário

Neste fim de semana, uma frente fria deve passar próximo ao território mineiro, movendo-se em direção ao oceano. Segundo a meteorologista, essa aproximação pode ser suficiente para proporcionar um “alívio” nas temperaturas.

Para o sábado (25), a previsão do Inmet indica que os termômetros devem variar entre 15°C e 29°C. No domingo, o dia será parcialmente nublado, com uma máxima de “apenas” 27°C. A mesma tendência se mantém para a segunda-feira (27).

Possibilidade de chuva

Na terça-feira (28), a temperatura volta a subir, alcançando novamente a máxima de 30°C. Contudo, há uma possibilidade de chuvas fracas, o que seria um alívio após 38 dias sem precipitação na capital.

Impacto na saúde pública

O tempo seco, comum nesta época do ano, continua abaixo dos padrões da OMS, o que representa riscos à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios. A expectativa de mudança no clima traz um alívio não apenas em termos de conforto térmico, mas também para a saúde pública.

Com a chegada de temperaturas mais amenas e a possibilidade de chuva, a população de Belo Horizonte pode esperar por um breve alívio após semanas de calor intenso e seca. A transição para um clima mais ameno é aguardada com ansiedade, especialmente para aqueles mais vulneráveis aos efeitos do calor extremo e do ar seco.

Encontre uma reportagem