A onda de calor poderá dar uma trégua nesta semana e fazer com que as temperaturas caiam. É o que diz a meteorologista e porta-voz do ClimaTempo, Maria Clara Sassaki. As altas temperaturas deverão diminuir a partir desta quarta-feira (27/9).
“[Onda de calor] já começa a perder força amanhã [terça-feira (26/9)], mas segue até o dia 27, até lá, ainda tem possibilidade de temperaturas bem altas”, explicou a meteorologista.
Maria Clara ressaltou que a diminuição da temperatura se dá pela passagem de uma frente fria na região Sudeste do Brasil. Segundo a especialista, a frente fria deverá causar chuvas isoladas no interior do estado e diminuir as temperaturas máximas.
Novas ondas
No entanto, a trégua deverá durar pouco tempo. De acordo com a porta-voz do ClimaTempo, historicamente, outubro é o mais quente do ano na região Sudeste. Tal fator poderá trazer novas ondas de calor com a consequente elevação das temperaturas máximas.Leia também: BH pode ter o dia mais quente do ano pelo terceiro dia seguido
“Infelizmente, com relação às temperaturas, a gente tem a expectativa de novas ondas de calor, principalmente em outubro. Então, novas ondas de calor são esperadas para o próximo mês, justamente, porque ainda temos a atuação do fenômeno El Niño, que vai até o final do verão”, destacou.
Quebra de recorde
Em Belo Horizonte, a tarde desta segunda-feira poderá quebrar o recorde de temperatura máxima no ano pela terceira vez consecutiva. Isso porque ontem os termômetros registraram 37,1ºC, a sétima maior marca na capital mineira.
Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, a temperatura máxima em BH poderá atingir a marca dos 38ºC. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê baixos índices de umidade relativa do ar que podem chegar a 12%, em Belo Horizonte e mais 600 outros municípios mineiros.