Ônibus de Belo Horizonte passam a ser gratuitos aos domingos e feriados a partir deste domingo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Começou a valer neste domingo (14) a gratuidade nos ônibus do transporte público de Belo Horizonte. A medida garante “catraca livre” aos domingos e feriados em todas as linhas da capital, incluindo o sistema convencional e o MOVE.

De acordo com a Prefeitura, cerca de 190 mil pessoas utilizam o transporte coletivo aos domingos, número que deve aumentar com a implantação do benefício. Para embarcar, o passageiro pode aproximar o cartão BHBus, sem cobrança de saldo, ou solicitar a liberação diretamente ao motorista, caso não possua o cartão.

A iniciativa faz parte de um programa municipal que busca incentivar o uso do transporte público, reduzir o número de veículos nas ruas e facilitar o deslocamento da população para atividades de lazer, visitas familiares, feiras, parques e compromissos religiosos.

Segundo estimativa do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG), o custo da gratuidade deve chegar a cerca de R$ 40 milhões por ano. O financiamento será feito com recursos próprios da prefeitura e verbas economizadas e devolvidas pela Câmara Municipal.

A administração municipal informou que o benefício é permanente, não tem prazo para acabar e que os impactos no trânsito e na operação do sistema serão monitorados ao longo do tempo.

Foto: SETRABH/Divulgação

Fonte: g1 Minas Gerais

Encontre uma reportagem