A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) realizou, entre os dias 7 e 11 de outubro, a Operação Sidus II, com o objetivo de combater o uso ilegal de carvão vegetal de essência nativa e garantir a regularidade ambiental das empresas siderúrgicas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A operação resultou na apreensão de 420 metros cúbicos de carvão e seis veículos, além de multas que totalizam mais de R$ 500 mil.
A fiscalização abrangeu os municípios de Sete Lagoas, Matozinhos e Prudente de Morais, com foco em verificar a origem do carvão utilizado pelas empresas, em especial para coibir o uso de carvão proveniente de áreas nativas, cuja exploração causa impacto ambiental significativo. Inconsistências foram encontradas em relação à origem do carvão transportado, armazenado e consumido, o que levou à maioria das autuações.
A ação faz parte do Plano Anual de Fiscalização da Unidade Regional de Fiscalização Central Metropolitana e reforça a importância da fiscalização no setor siderúrgico, que tem um consumo elevado de carvão vegetal e gera preocupações com a poluição do ar.
O Governo de Minas, por meio da Semad, incentiva a população a denunciar práticas ambientais irregulares através de seus canais de denúncia.
Fonte: Semad