Uma operação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) prendeu 90 pessoas em Minas Gerais por crimes contra idosos. Durante o trabalho, 387 vítimas foram atendidas e outras 11 resgatadas em todo estado.
Realizada ao longo de um mês, a operação também solicitou 89 medidas protetivas de urgência (MPU). Foram cumpridos 32 mandados de busca e 111 mandados de prisão. Essa é a terceira fase da operação, que apura denúncias, instauração de inquéritos, realização de diligências nos abrigos ou residências de idosos vítimas de violência e cumprimento de mandados judiciais.
Na última quarta-feira (21/9), ocorreu o maior volume de fiscalizações em instituições de acolhimento. Foram 18 visitas de verificação de descumprimento de medidas protetivas, sendo que 10 dessas unidades estão instaladas em Belo Horizonte.
Ao todo, foram realizadas 259 visitas e diligências policiais em abrigos, lares, residências e demais locais de moradia dos idosos. A ação contou com mais de cinco mil profissionais envolvidos.
O Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária também realizaram ações de fiscalização das instalações dos lares e abrigos. Destes, 15 não estavam em conformidade com as normas da vigilância sanitária.
A operação Vetus faz parte de uma mobilização nacional, anual, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), que estimula a participação das forças estaduais.
Crime
A violência contra o idoso é crime previsto em lei e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. Ocorrências podem ser denunciadas no Disque Direitos Humanos (Disque 100) ou no Disque Denúncia 181.
(foto: Sejusp/Divulgação)