Uma operação realizada nesta terça-feira (13 de agosto) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, desarticulou uma organização criminosa que utilizava empresas e clubes de futebol amador para lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas. A operação, batizada de “Liga dos Campeões”, resultou na apreensão de diversos veículos de luxo e anabolizantes.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), composto pela Polícia Civil, Polícia Militar e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), coordenou a ação, que envolveu 110 agentes e o cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos estavam 17 pessoas e 15 empresas supostamente envolvidas na lavagem de dinheiro.
Segundo o delegado-geral Marcos Tadeu de Brito Brandão, chefe do 9º Departamento, a quadrilha utilizava uma variedade de negócios para disfarçar o dinheiro ilegal, incluindo comércio de imóveis, academias de ginástica, garagens de veículos, venda de entorpecentes em presídios, tabacarias e prostíbulos. Além disso, investiam em patrocínios de clubes de futebol amador como parte do esquema de lavagem de capitais.
Os suspeitos levavam uma vida de luxo, com patrimônio que não correspondia às suas atividades legais. As investigações continuam para identificar e prender outros membros da quadrilha.
O delegado Brandão destacou a importância da colaboração entre as instituições para combater eficazmente a criminalidade organizada, ressaltando o compartilhamento de informações e a coordenação de esforços para enfrentar a macrocriminalidade.
Fonte: O Tempo. Foto: PC/Divulgação