Operação prende dupla suspeita de aplicar golpe do “falso advogado” em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Duas pessoas foram presas nesta sexta-feira (10) durante uma operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra um esquema de estelionato conhecido como “golpe do falso advogado”. A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) e contou com o apoio dos Ministérios Públicos do Ceará e de Santa Catarina.

De acordo com as investigações, o grupo usava nomes e logotipos de advogados e escritórios de advocacia para enganar vítimas por meio de aplicativos de mensagens. Os golpistas se passavam pelos profissionais e induziam as pessoas a realizar transferências bancárias sob falsos pretextos, apresentando inclusive documentos falsificados e perfis falsos de WhatsApp.

A operação cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos. Foram apreendidos três celulares, um notebook e R$ 14 mil em dinheiro. As prisões ocorreram nos estados do Ceará e Santa Catarina, onde residem os principais investigados.

Segundo o MPMG, as investigações apontam que o golpe vem se espalhando em diversas regiões de Minas Gerais. Levantamento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG) divulgado em agosto revelou que mais de 500 pessoas já foram vítimas desse tipo de fraude em 2025, embora o número real possa ser maior devido à subnotificação.

As investigações seguem sob sigilo para identificar outros envolvidos e possíveis novas vítimas.

Foto: MPMG / Divulgação

Fonte: O Tempo

Encontre uma reportagem