Companheirismo dos animais de estimação reduz o estresse e até mesmo ajuda a melhoria das condições físicas
O primeiro mês do ano é marcado pela campanha do Janeiro Branco, que conscientiza as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar emocional. O Instituto Cactus – entidade que promove pesquisas sobre a saúde da população – aponta que 68% dos brasileiros admitem apresentar sentimentos de ansiedade (o que afeta de forma importante diferentes momentos da rotina).
“A ciência utiliza diferentes estudos que evidenciam como os cães e gatos, bem como pets não convencionais, proporcionam melhoria significativa para a vida dos seus tutores, reduzindo o estresse por meio da liberação de hormônios de relaxamento, como serotonina e dopamina, com as brincadeiras, passeios e outros momentos de descontração e companheirismo. Do mesmo modo, eles podem beneficiar a saúde física e a disciplina para cumprir rotinas”, detalha a médica-veterinária Patricia Guimarães, promotora técnica de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.
Além dos benefícios pela simples convivência nas residências, os animais de companhia podem atuar de forma positiva como colaboradores em hospitais, auxiliando a recuperação de pacientes por meio de terapias, como a Terapia Assistida por Animais (TAA). Essa técnica agrega emocionalmente, socialmente, cognitivamente e fisicamente as pessoas em processo de recuperação.
“A inclusão dos animais nas terapias torna o ambiente hospitalar um local aconchegante. Dessa forma, os pacientes em recuperação de traumas físicos e psicológicos podem passar por esse processo de uma forma muito mais humanizada, com estímulos sensoriais pela troca de contato e interação com os pets”.
Pessoas que decidem pela adoção de animais levam para casa um companheiro que põe fim ao isolamento – fator que aumenta as chances do desenvolvimento de depressão, como ocorreu na pandemia, quando o número de adoção de pets cresceu de forma exponencial. Além disso, os animais de companhia também ajudam as pessoas a fazer novos amigos a partir do convívio social mais intenso.
“A Vetoquinol é uma companhia de saúde animal também preocupada com a saúde dos humanos. Com suas soluções, a companhia oferece medicamentos e suplementos de alta qualidade e com tecnologia avançada que previnem e tratam parasitas e doenças que afetam a vida dos pets e também dos tutores. Porém, além da saúde física, é nosso dever alertar sobre a importância de cultivar a saúde mental para ter uma vida plena”, finaliza Patricia Guimarães.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2023, o faturamento global foi de € 529 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.