Com a chegada das temperaturas mais amenas, o outono traz também o ar seco, que favorece o ressecamento da pele e dos cabelos. Para evitar problemas como coceiras, descamações e até doenças como dermatite e psoríase, é essencial manter a pele hidratada com produtos adequados ao tipo de pele, inclusive as oleosas. A hidratação deve ser feita diariamente, com hidratantes hipoalergênicos e sem fragrância.
A proteção solar continua sendo indispensável, mesmo nos dias frios, devido à presença constante da radiação ultravioleta. O uso de vitamina C e a manutenção da rotina de skincare também são recomendados. Além disso, o outono é considerado ideal para iniciar tratamentos com ácidos, lasers e peelings, por conta da menor exposição ao sol.
Nos cabelos, o ressecamento das pontas e a oleosidade na raiz são comuns nesta época. Fatores como água quente nos banhos, ventos e baixa ingestão de água contribuem para o problema. A recomendação é investir em óleos vegetais, como os de semente de uva e abacate, além de máscaras capilares nutritivas e o uso contínuo de protetores térmicos.
Foto: Freepik Company S.L. – www.freepik.com
Fonte: Jornal O Tempo