Paciente grave aguarda cirurgia de emergência há 13 dias em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Mais de 4,6 mil pacientes estão na fila de transferência para internação hospitalar em Minas Gerais, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Entre eles está uma mulher de 67 anos, internada em estado grave após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico no dia 22 de junho.

A paciente, que está em uma unidade hospitalar em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, aguarda transferência para um hospital com suporte neurológico e estrutura adequada para realizar uma cirurgia considerada urgente. Mesmo com duas liminares concedidas pela Justiça, a vaga ainda não foi disponibilizada.

Segundo familiares, a equipe médica confirmou a gravidade do quadro e a necessidade de intervenção imediata, mas os hospitais alegam indisponibilidade de leitos. A espera, que já ultrapassa 13 dias, aumenta o risco de sequelas graves.

O processo de regulação é feito por meio do sistema SUS-Fácil, que opera com uma fila única de pacientes em todo o estado. O tempo de espera depende de fatores como gravidade do caso, especialidade necessária e disponibilidade de vagas em outras unidades.

A Secretaria de Saúde do Estado afirmou que a paciente está cadastrada e está sendo regulada pela Central de Regulação de Belo Horizonte, que faz buscas de forma ininterrupta. A prefeitura da capital informou que ela consta como prioridade na Central de Internação (CINT), que segue critérios técnicos para liberação de leitos.

Especialistas afirmam que, mesmo com o acionamento da Justiça, o cumprimento de decisões judiciais depende da estrutura existente. Eles defendem que casos como esse evidenciam a urgência de investimentos e contratações emergenciais na rede hospitalar, inclusive junto à rede privada, quando necessário.

Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte: MG1, TV Globo

#saúdeMG #filaSUS #emergênciahospitalar #justiçapelavida #susfácil #acvhemorrágico #ribeiraodasneves #crisedosaúde #cirurgianeuro #regulaçãodesaúde

Encontre uma reportagem