Pacientes que procuraram a UPA de Matozinhos nesta segunda-feira (30) reclamaram da demora no atendimento. A unidade de saúde encontra-se lotada de pessoas com sintomas gripais.
“Estão chamando para triagem, mas, de 8 até às 12 horas, chamaram pouquíssimas pessoas para a consulta com clínico geral. A maioria aqui estão com sintomas gripais, a gente não sabe se é covid”, disse um morador do bairro Bom Jesus I, que pediu para não ser identificado.
Outras sete pessoas que também aguardavam atendimento médico reclamaram da situação. “Estou na UPA desde às 7 horas da manhã, tem várias pessoas aqui só passamos pela triagem é até agora não tivemos nenhum atendimento”, reclamou.
Uma observação feita pelos moradores é que o local dispõe de álcool em gel e banheiro com água e sabão para que possam lavar/higienizar as mãos constantemente.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Matozinhos esclarece que o atendimento da UPA 24H nesta segunda-feira, 30, está sobrecarregado. O motivo é devido ao alto número de pacientes em internação na urgência, principalmente diante dos quadros clínicos da COVID-19, cuja a UPA é referência na cidade para o acolhimento desses pacientes.
A orientação é que a população procure as unidades de saúde nos bairros para não sobrecarregar ainda mais a UPA 24H, pois nesta unidade a prioridade são os casos de urgência. É inevitável que as consultas que são consideradas eletivas tenham o tempo de espera prolongado, já que os pacientes em acompanhamento interno, necessitam de monitoramento para assegurar a evolução desses pacientes.