Pai e filho suspeitos de esquema de migração ilegal para os EUA são alvos de operação da PF em MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta sexta-feira (28 de março), mandados de busca e prisão contra pai e filho suspeitos de liderar uma organização criminosa especializada em contrabando de migrantes brasileiros para os Estados Unidos, através da fronteira com o México. O esquema teria levado mais de 700 pessoas, incluindo 227 menores de idade, entre 2018 e 2024. As prisões ocorreram em Ipatinga, no Vale do Aço, e Bugre, na região do Rio Doce.

Os suspeitos, que operavam com a ajuda de “coiotes”, cobravam entre 15 mil e 21 mil dólares por pessoa, além de aceitar veículos e imóveis como forma de pagamento. A organização, que também mantinha vínculos com autoridades mexicanas para facilitar a travessia, chegou a alugar galpões para armazenar os bens dos migrantes.

A investigação revelou que o esquema envolvia a organização de viagens para grupos inteiros, incluindo famílias com crianças, e o pagamento pelos serviços era realizado por meio de contas bancárias de familiares. Os suspeitos levaram uma vida de luxo, exibindo bens de alto padrão, como carros e imóveis, financiados pelos lucros do tráfico de migrantes.

A operação desta sexta-feira também resultou no sequestro de bens móveis e imóveis dos investigados, no valor de até R$ 62,6 milhões. Se confirmados os crimes, pai e filho poderão responder por contrabando de migrantes e pelo envio ilegal de crianças e adolescentes para o exterior.

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Fonte: Raíssa Oliveira

Encontre uma reportagem