quarta-feira, 8 de maio de 2024

Contato

Pais de crianças com autismo criam evento para mostrar inclusão na prática em Lagoa Santa; veja

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um evento onde crianças com autismo podem se sentir confortáveis, seguras e livres para serem quem são. Foi com esse propósito que o coletivo Família TEAr – formado por pais de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – criou o 1º Grande Evento de Conscientização do Autismo de Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte. A programação conta com atividades lúdicas e orientações por direitos, tudo no formato inclusivo para melhor acolher os pequenos. A entrada é gratuita, e o evento acontece no Mercadão Internacional da cidade, no sábado (6 de abril), das 10h às 16h. 

A iniciativa é uma forma de chamar atenção para a semana mundial de conscientização do TEA. No ambiente preparado para receber as crianças, elas vão poder apreciar música, participar de brincadeiras, massagens e até terapias com cães. Para os adultos com autismo, familiares e visitantes, uma rede de orientações: desde a luta por direitos na Justiça, até informações de saúde e educação. “Esbarramos nessa necessidade de tentar fazer alguma coisa diferente, que quebrasse essa nossa rotina diária de ficar lutando para que os direitos dos pequenos sejam exercidos”, conta uma das organizadoras, mãe do João, de 5 anos, Carolina Lisboa. 

Membro do Família TEAr, Carolina destaca – junto à outra organizadora, Patrícia Campos, mãe do Guilherme, também de 5 – o cuidado que o coletivo teve em escolher uma programação e um ambiente que não fossem repulsivos para as crianças. “Se o foco é o lazer dos nossos filhos e das pessoas com autismo, para que eles consigam estar nesses espaços, seguimos uma série de regras de inclusão. São principalmente questões sensoriais, de redução de estímulos, redução de barulho”, explica ela, que atua como arquiteta.

Por meio do trabalho, Carolina consegue ver possibilidades de bem-estar para o filho e demais crianças vivendo com TEA. É, também, o que promove o 1º Grande Evento de Lagoa Santa: mostrar que é possível criar inclusão em todas as áreas. “Estou sempre pensando em como melhorar o ambiente do meu filho, como adaptá-lo. É uma prática que precisamos exercer com a inclusão no geral, independente se o desafio das pessoas é uma questão física ou intelectual. Como os equipamentos públicos, empresas, consultórios, podem ampliar a inclusão? Queremos propor essa conscientização com o evento”, diz. 

Patrícia Campos e Carolina Lisboa, da esquerda para a direita. Mães de crianças com TEA e fundadoras do Família TEAr

A iniciativa vai contar com área de lazer com brinquedos para as crianças e distribuição de pipoca e algodão doce. Uma das parcerias é com o projeto de Terapia Assistida por Animais (TAA) do Hospital das Clínicas da UFMG. O objetivo é buscar melhorar o humor e a autoestima dos pequenos pelo contato com “amigos cães”. Toda criança pode participar da programação. “Organizamos tudo para possibilitar a convivência social de todas as crianças, independente de condição de saúde”, afirma a organizadora Carolina Lisboa.

Serviço 

1º Grande Evento de Conscientização do Autismo de Lagoa Santa

  • sábado (6 de abril), das 10h às 16h
  • no Mercadão Internacional de Lagoa Santa (Av. Das Árvores, 290 – Jardim Ipê)
  • entrada gratuita, não precisa retirar ingresso 

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.