Filho de mãe espanhola e pai francês, nascido nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo pontífice da Igreja Católica, conhecido agora como Papa Leão XIV. Poliglota, ele fala inglês, francês, italiano, espanhol e português com pouca ou quase nenhuma interferência de sotaques.
Apesar de ter nascido nos EUA, o novo Papa se considera peruano de coração, após morar por quase duas décadas no Peru, país que escolheu por afeto e onde é muito querido. Por lá, inclusive, torce pelo clube de futebol Alianza Lima.
Leão XIV já visitou o Brasil duas vezes, passando por Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, e por Belo Horizonte, em Minas Gerais. Uma terceira viagem estava prevista para abril deste ano, à cidade de Aparecida (SP), mas foi adiada devido à morte do Papa Francisco.
Conhecido pela atuação firme em causas sociais e ambientais, o novo pontífice costuma abordar temas como a pobreza, a inclusão de mulheres na Igreja, a situação dos fiéis LGBTQIA+ e os impactos da devastação ambiental. Em um encontro sobre mudanças climáticas, ele afirmou que a humanidade não pode agir como “tirana” diante da destruição da natureza e reforçou a urgência de ações concretas.
A escolha do nome Leão tem forte simbolismo: homenageia Leão Magno, do período medieval, conhecido pela luta contra a violência, e Leão XIII, defensor dos mais pobres.
Apaixonado por esportes, Leão XIV é aficionado por tênis e também aprecia o beisebol, além de acompanhar futebol desde que viveu no Peru.
Especialista em Direito Canônico, o Papa tem profundo conhecimento das leis da Igreja, o que o torna uma figura chave para lidar com os desafios e transformações contemporâneas dentro do catolicismo.
Foto: CNBB/@xvatican