Manoel Pena tem 88 anos e muitas boas histórias para contar. O mineiro, de Santa Luzia, na Grande BH, começou a carreira artística em um bloco caricato de Belo Horizonte e, depois de desfilar por alguns anos, resolveu se arriscar em um ambiente mais natalino. Ao voltar para a cidade em que nasceu, ele tinha uma certeza: ser o Papai Noel de lá.
Para isso acontecer, Manoel tinha que conversar com o prefeito da cidade para pedir autorização e, só assim, assumir o posto do novo emprego.
“Eu cheguei para o ele e disse: ‘O Natal é uma época muito bonita e a gente precisa ter um Papai Noel aqui (em Santa Luzia)’. O prefeito me olhou, ficou pensativo e disse que eu podia seguir. Mas eu retruquei dizendo que precisava de uma caminhão e das balas, e do restante eu cuidava. No fim, deu certo e começamos a sair em todo Natal pela cidade em um caminhão todo enfeitado e distribuindo balas e doces para as pessoas. Deus me iluminou para ser o Papai Noel de Santa Luzia”, contou Manoel.
Desde 1962, ele subia em cima do caminhão e passava pelas ruas da cidade levando um Natal mais feliz e doce para os moradores de Santa Luzia. Mas essa carreira, assim como qualquer trabalho, passou por momentos difíceis, e Manoel teve que aposentar as roupas, o gorro vermelho e o saco de brinquedos.
“Fiquei até os anos 90, quase 2000, sendo o Papai Noel, mas tive que sair para poder fazer outras coisas. Foi difícil, pois eu participei da vida de muitas pessoas e tive que parar”, disse.
A convite da prefeitura e da Ferrovia Centro Atlântica, Manoel Pena, ou melhor, o Papai Noel de Santa Luzia foi convidado a voltar à ativa, mas de uma forma melhorada. Agora, em vez de caminhão, ele entrega os doces em uma locomotiva.
“Eu não tinha nem a roupa mais, as traças comeram tudo, mas ganhei tudo novo. Agora, sou um Papai Noel mais evoluído, me deram até um trem, acho que vou mais longe”, brincou. “Não tenho tanta mobilidade mais, mas eu tenho muita disposição, amor e carinho para poder entregar as balas e doces”, falou.
A chegada do Papai Noel de Santa Luzia marcou a inauguração da decoração de Natal da Estação Ferroviária da cidade, que pode ser visitada pelo público.
Fonte: Globo Minas – Foto: Patrícia Pena/Divulgação