Serviços essenciais em Contagem e Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terão apoio de caminhões-pipa disponibilizados pela Copasa nesta quinta-feira (10). As duas cidades têm regiões afetadas pelo rodízio promovido pela companhia, e tiveram o abastecimento temporariamente suspenso.
De acordo com a prefeitura de Contagem, a Copasa “se prontificou a abastecer com caminhões pipa os serviços essenciais”, incluindo hospitais, escolas e serviços de polícia. O Executivo confirmou que os equipamentos públicos funcionam normalmente durante a operação, e reforçou que as atualizações serão repassadas à população pelo site e redes sociais da prefeitura.
O mesmo cenário acontece em Lagoa Santa, onde a prefeitura afirma que “não há informações sobre problemas provocados pela desabastecimento de água”. O órgão explicou que também foram disponibilizados caminhões pipa para a manutenção dos serviços essenciais na cidade, e que os prédios públicos está usando o recurso “de forma racional, de modo a evitar a sua falta”.
Contraste
Em Vespasiano, ainda na Grande BH, as aulas na rede municipal de educação foram suspensas nesta quinta-feira por conta da falta de água. Ao contrário de Contagem e Lagoa Santa, a Copasa afirmou que algumas escolas em Vespasiano não apresentaram condições técnicas para fornecimento de água com o caminhão-pipa, como por exemplo a falta de reservatório inferior com ponto de engate para o abastecimento com o caminhão.
A companhia disse ainda que disponibilizou 95 veículos para atendimento emergencial aos clientes prioritários, e vai tomar providências para que o problema não se repita no próximo ciclo do rodízio.