fbpx
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Contato

Parlamentares dos EUA pedem cancelamento de vistos de Alexandre de Moraes e ministros do STF

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Quatro deputados e um senador republicanos dos Estados Unidos solicitaram formalmente o cancelamento dos vistos de entrada no país do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e dos demais membros da corte. Os parlamentares alegam que Moraes tem usado seu cargo para restringir a liberdade de expressão, com ênfase na decisão de bloquear a rede social X (anteriormente Twitter), em agosto de 2024.

O pedido, enviado ao secretário de Estado Antony Blinken, foi assinado pelos deputados María Elvira Salazar, Christopher H. Smith, Rich McCormick, Carlos Giménez e pelo senador Rick Scott. Na carta, os parlamentares argumentam que as ações de Moraes contra grupos com opiniões conservadoras refletem um padrão de “excesso judicial”.

Esse não é o primeiro confronto entre parlamentares republicanos, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o ministro Moraes. Em abril de 2024, uma comissão do Congresso dos EUA divulgou decisões sigilosas do ministro sobre a suspensão de perfis em redes sociais, destacando a ausência de fundamentação nas ordens.

Fonte: Agências
Foto: Rosinei Coutinho/STF

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.