Senador Cleitinho, deputado Bruno Engler e vereador Vile promovem petição para pressionar governo Zema
O projeto do governo de Minas Gerais para conceder trechos do Vetor Norte, abrangendo as rodovias MG-424, MG-010 e LMG-800, tem gerado forte reação de parlamentares e moradores da região metropolitana de Belo Horizonte. O senador Cleitinho (Republicanos), o deputado estadual Bruno Engler (PL) e o vereador de Belo Horizonte Vile (PL) lançaram um abaixo-assinado contra a instalação das praças de pedágio previstas na proposta de concessão.
A iniciativa visa pressionar o governador Romeu Zema (Novo) e impedir a cobrança de tarifas em trechos estratégicos das rodovias. A petição está sendo divulgada nas redes sociais e já movimenta a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Câmara Municipal da capital mineira. Segundo Engler, a medida é uma ferramenta para demonstrar a insatisfação popular.
“A gente está na eminência da instalação desses pedágios e, enquanto o meu projeto de lei que proíbe a cobrança dentro da mesma região metropolitana ainda tramita na Assembleia, buscamos outras formas de pressão política”, afirmou o deputado.
Críticas à concessão
A discussão sobre os pedágios na Grande BH mobiliza parlamentares de diferentes espectros políticos. Além dos representantes do PL, figuras da oposição, como os deputados Bella Gonçalves (PSOL), Betão (PT) e Lohanna (PV), também tentam barrar a proposta.
Bella Gonçalves sugeriu uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para impedir os pedágios, enquanto Betão e Lohanna protocolaram um projeto de lei que estabelece uma distância mínima de 100 km entre praças de cobrança em Minas Gerais, o que afetaria diretamente o plano do governo estadual.
Durante uma audiência realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na quinta-feira (20), moradores e políticos expuseram sua insatisfação com o projeto de concessão, conhecido como “Lote Rodoviário 8: Vetor Norte”. O governo de Minas Gerais pretende concluir o processo ainda no primeiro semestre de 2025.
Pedágios previstos e valores
A proposta do governo prevê a instalação de 13 praças de pedágio ao longo de 158,4 km nas rodovias LMG-800, MG-010 e MG-424. Veja a localização e os valores das tarifas propostas:
Rodovia LMG-800
• KM 5,6 (próximo ao Aeroporto de Confins) – R$ 3,54
• KM 11,4 (entre Pedro Leopoldo e Confins) – R$ 2,04
Rodovia MG-010
• KM 17,4 (entre Belo Horizonte e Vespasiano) – R$ 1,68
• KM 27,6 (entre Vespasiano e Lagoa Santa) – R$ 3,61
• KM 46,4 (entre Lagoa Santa e Jaboticatubas) – R$ 5,04
• KM 93,4 (entre Jaboticatubas e Santana do Riacho) – R$ 4,90
Rodovia MG-424
• KM 4,2 (entre Vespasiano e São João da Lapa) – R$ 1,66
• KM 10,1 (entre São João da Lapa e Confins) – R$ 1,66
• KM 15 (entre Confins e Pedro Leopoldo) – R$ 1,66
• KM 23,7 (entre Pedro Leopoldo e Matozinhos) – R$ 3,19
• KM 35,8 (entre Matozinhos e Prudente de Morais) – R$ 3,08
• KM 45,5 (entre Prudente de Morais e Sete Lagoas) – R$ 2,70
• KM 3,0 (Contorno de Matozinhos) – valor ainda não definido
O avanço do projeto tem gerado debates sobre os impactos da concessão para os motoristas que trafegam diariamente pelas rodovias da região metropolitana. Enquanto o governo defende a medida como essencial para a melhoria da infraestrutura viária, opositores apontam o aumento do custo de deslocamento e a falta de alternativas viáveis para os moradores da Grande BH.