quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Contato

Parque logístico e industrial é inaugurado em Ribeirão das Neves

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O grupo Barzel Properties, em conjunto com a ELD, empresas especializadas no ramo de ativos imobiliários e administração de imóveis, acaba de inaugurar o BRZ 040 Logistics Park, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com 67 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), o complexo conta com 157 docas com cobertura para abrigar indústrias e galpões de 18 empresas de pequeno ou grande porte. 

O empreendimento contou com investimentos da ordem de R$ 280 milhões. Os recursos incluem ampla cobertura preparada para painéis solares e sistema de captação de água da chuva, com o intuito de torná-lo um complexo altamente sustentável.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento da ELD, Matheus Elias, a empresa já fechou com alguns possíveis locatários. Um deles é a Gtex, empresa brasileira especializada em produtos químicos no setor de higiene e limpeza. A companhia negociou um espaço de 10 mil metros quadrados no novo empreendimento logístico. 

Ele também revela que já existem negociações com outros grandes players do mercado. “Estamos em contato com empresas de todos os ramos, desde transporte, logística, indústria, varejo, entre outros. O local é amplo e privilegiado e o mercado está atento”, revela.

O executivo ainda aponta que o BRZ 040 Logistics Park tem sido procurado por grandes empresas que buscam por incentivos fiscais. Conforme a existência de um documento municipal denominado “Pro Neves”, a cidade conta com benefícios atrativos como as isenções de IPTU e INSS, entre outros. “Esses aspectos devem gerar uma ótima vantagem competitiva para os inquilinos, já que as regiões vizinhas estão mais saturadas”, avalia.

Localização do condomínio logístico

Localizado às margens da BR-040, o parque logístico foi edificado com o foco na estruturação de operações e projetos imobiliários e de avaliações econômico-financeiras para atender Ribeirão das Neves e a RMBH como um todo. Na parceria entre a Barzel Properties e a ELD foram mapeadas as regiões com os maiores potenciais para a geração de emprego na região. 

De acordo com o diretor, todo o processo de trâmites burocráticos, desde a concepção, iniciativa de aprovação e conclusão, levou cerca de seis meses, tempo consideravelmente menor que a maioria dos projetos deste porte.

ANTES: Perspectiva do projeto elaborado para a obra | Crédito: BRZ 040 Logistics Park
BRZ 040 Logistics Park, em Ribeirão das Neves, contou com investimentos na ordem de R$ 280 milhões para atender médias e grandes empresas.
DEPOIS: Imagem aérea da fase final das obras | Crédito: BRZ 040 Logistics Park

Proximidade com malhas rodoviárias 

Outra vantagem do novo parque logístico é a sua conexão com outras vias importantes, como a BR-381, a BR-262 (leste e oeste), MG-040, MG-010 e o Arco Metropolitano, em um trajeto livre de pedágios. Nas palavras do diretor da Barzel Investimentos, Cassiano Jardim, o lançamento irá direcionar mais atenção para a totalidade das empresas. 

“Isso é muito relevante para a logística, pois reduz os custos e o tempo de transporte. Ou seja, há uma grande perspectiva de fomento à economia local”, afirma o diretor.

De acordo com o executivo, a escolha de Ribeirão das Neves para abrigar o novo empreendimento foi motivada por vários fatores, incluindo o apoio da administração municipal. Além disso, a proximidade do empreendimento com Belo Horizonte, o principal centro consumidor da região metropolitana, também desempenhou um papel fundamental na decisão.

Fomento à economia de Ribeirão das Neves 

O secretário de Planejamento e Urbanismo de Ribeirão das Neves, Leonardo Luiz Alves Martins, ressalta a geração de emprego e renda por parte do empreendimento. E cita várias ações para fomentar a atração de outras empresas para o município.

“Além da geração de emprego e renda para os cidadãos nevenses, podemos citar também a construção da avenida Eduardo Brandão, onde está o polo logístico da BRZ 040. Outra ação importante é a revisão do plano diretor, em 2020, que criou vários zoneamentos de cunho econômico no município”, diz Martins.

Fonte: Diário do Comércio.  Crédito: BRZ 040 Logistics Park

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.