A Polícia Federal indiciou um passageiro de 62 anos que foi flagrado fumando no banheiro de um voo da Azul Linhas Aéreas. O caso ocorreu no voo AD-2825, que saiu de Manaus (AM) com destino a Curitiba (PR) e fez escala em Confins (MG).
De acordo com o relatório da PF, o homem acendeu um cigarro no toalete da aeronave, o que provocou fumaça na parte traseira do avião e obrigou a tripulação a adotar medidas de segurança. Ele foi preso em flagrante e enquadrado no artigo 261 do Código Penal, que trata de crimes contra a segurança do transporte público e prevê pena de até oito anos de prisão.
O Ministério Público Federal (MPF) propôs um acordo de não persecução penal (ANPP), aceito pelo passageiro, que se comprometeu a confessar o ato, pagar uma quantia em dinheiro, manter endereço atualizado junto à Justiça e não firmar novo acordo pelo período de cinco anos. Caso descumpra alguma das condições, o processo será reaberto.
O advogado da companhia aérea, Leonardo Magalhães Avelar, destacou que a aviação civil é um setor que não admite brechas de segurança e defendeu que situações como essa devem ser tratadas com rigor.
Fonte: Aeroin – Reportagem de Carlos Ferreira (10/09/2025, 16h30)
Foto: Divulgação / Azul Linhas Aéreas