Pedágio no Vetor Norte só será cobrado após melhorias nas rodovias, afirma secretário

Por Dentro De Tudo:

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O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, afirmou que a concessão das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800 para a iniciativa privada será essencial para garantir investimentos na mobilidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Em entrevista ao programa Café com Política, do Canal O TEMPO, ele destacou que a cobrança do pedágio só começará após a realização de melhorias nas vias.

O projeto prevê 12 praças de pedágio entre cidades como Belo Horizonte, Lagoa Santa, Vespasiano, Confins e Sete Lagoas. Segundo o secretário, a concessão garantirá cerca de R$ 5 bilhões em investimentos, com duplicações, construção de viadutos e ampliação de faixas. A expectativa é que as obras reduzam o tempo médio de deslocamento em até 30%.

Cronograma do projeto

O leilão da concessão está previsto para junho deste ano, e, após a assinatura do contrato, haverá um período de um ano para a execução das primeiras melhorias. Somente após essa etapa será iniciada a cobrança do pedágio.

Pedro Bruno destacou que haverá um desconto progressivo para usuários frequentes, que pode chegar a 50% no mês, além da isenção da tarifa para ônibus metropolitanos. O governo também prevê a criação de corredores exclusivos para ônibus e a renovação da frota, com mais de 850 novos veículos.

Discussões na Assembleia Legislativa

O projeto enfrenta resistência de prefeitos e vereadores das cidades afetadas, além de deputados estaduais, que protocolaram uma PEC para proibir pedágios em regiões metropolitanas. O secretário afirmou que está aberto ao diálogo com os parlamentares e demais autoridades municipais.

A expectativa do governo é que, além das melhorias nas rodovias, o projeto contribua para a integração do transporte metropolitano com o metrô e reduza o tempo de deslocamento para quem vive e trabalha na região.

Foto: Videopress Produtora

Fonte: O Tempo

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