O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), afirmou que o tema dos pedágios na Região Metropolitana de Belo Horizonte está em alta e será um dos principais assuntos nas próximas semanas. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca barrar os pedágios já conta com o apoio de 33 deputados e deve ser discutida em breve.
Tadeu Leite ressaltou que a questão dos pedágios é relevante para a população e, por isso, deve ser discutida de maneira transparente e com a participação dos parlamentares. Ele defendeu as concessões, desde que não sobrecarreguem a população. “Sou a favor das concessões, mas com uma modelagem que beneficie as rodovias sem penalizar o cidadão”, afirmou.
Outro tema que deve ser discutido em breve na Assembleia é a criação de uma agência reguladora independente para fiscalizar as cobranças de pedágio. O governo do estado protocolou um projeto de lei para a criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), que deve ser analisado nas próximas semanas.
Enquanto isso, o governador Romeu Zema defende que a cobrança de pedágios é essencial para melhorar as rodovias da região, embora tenha manifestado preocupação com as tentativas dos parlamentares de barrar o projeto, o que, segundo ele, poderia prejudicar o desenvolvimento do estado.
Fonte: Rádio Itatiaia
Foto: Luiz Santana / ALMG