O Secretário de Estado de Infraestrutura de Minas Gerais, Pedro Bruno, reiterou, nesta terça-feira (11), sua defesa pela cobrança de pedágios no vetor norte de Belo Horizonte, proposta no projeto de concessão apresentado pelo governo Zema. Durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Bruno argumentou que a infraestrutura é um dos maiores desafios do Brasil e que a iniciativa privada é essencial para viabilizar investimentos e a manutenção das rodovias.
Pedro Bruno enfatizou que as concessões são uma solução viável para melhorar a qualidade das vias e garantir sua segurança. Ele explicou que a cobrança dos pedágios só ocorrerá após a implementação de melhorias iniciais nas rodovias. “Em um mundo ideal, o poder público gostaria de ter recursos para realizar todos os investimentos necessários. Mas, no mundo real, precisamos do parceiro privado para fazer isso”, declarou o secretário. Segundo ele, o projeto trará uma redução de 30% no tempo de deslocamento nas vias concedidas.
O tema será discutido novamente nesta quarta-feira (12), em uma audiência da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da ALMG. Também presente na audiência, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Antônio Gabriel Oliveira dos Santos, apoiou a concessão como solução para a manutenção das estradas e citou exemplos de concessões federais, como a BR-040 e a futura concessão da BR-381, previstas para 2025.
Crédito da foto: Alexandre Netto / ALMG
Fonte: Itatiaia