Pedro Leopoldo, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, acaba de se tornar apta a fazer o licenciamento ambiental até a classe 4. A novidade foi anunciada pela Secretaria do Meio Ambiente Municipal, que fez a adesão à Deliberação Normativa n° 213 de 2017, que permite aos municípios fazerem o licenciamento ambiental diretamente com os empreendedores e propor ações mitigadoras.
Com essa nova medida, Pedro Leopoldo se torna mais atrativa para a instalação de novas empresas, que agora podem fazer o licenciamento ambiental diretamente com a prefeitura, sem a necessidade de passar pela burocracia do Estado. Além disso, as ações mitigadoras propostas pela prefeitura podem resultar em captação de recursos, que posteriormente serão reinvestidos no meio ambiente local.
Mauro Lobato, secretário da pasta, anunciou em um café com a imprensa nesta semana que diversas empresas já estão em processo de licenciamento com a prefeitura, entre elas Arpec Industrial Têxtil, MVB Empreendimentos, Tefan Empreendimentos, Help Prestadoras de Serviço e Loja Elétrica. Todos os interessados já preencheram o formulário de caracterização de empreendimentos e foram respondidos com o FOB – formulário de orientações básicas, onde foram informados de toda a documentação necessários.
A expectativa é que a Loja Elétrica gera em torno de 150 empregos diretos, e a Arpec Têxtil cerca de 700 quando estiver em pleno funcionamento.
Informações: Rádio PL FM.